Mais
    InícioInovaçãoClaro introduz 'rede 5G' em São Paulo e Rio de Janeiro

    Claro introduz ‘rede 5G’ em São Paulo e Rio de Janeiro

    A rede 5G que será oferecida pela Claro não é definitiva e pode ser considerada uma rede de transição entre o 4G e o 5G com velocidade até 12 vezes mais rápida.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Brasil acaba de se tornar o terceiro país da América do Sul a disponibilizar uma rede 5G comercial disponível. Isso porque a Claro, em parceria com a Ericsson e Motorola, está disponibilizando uma rede que cumprirá a função de transição entre o 4G e 5G. A rede, batizada de 5G DSS já começou a ser disponibilizada em alguns bairros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

    Enquanto os leilões para aquisição de frequências da Anatel estão para a acontecer, a Claro está implementando o que seria a rede intermediária entre o 4G e 5G. Sendo assim, o 5G oferecido pela operadora não é o definitivo, trata-se de uma rede que utiliza a tecnologia Dynamic Spectrum Sharing (DSS), que permite as operadores utilizarem o espectro já existente em mais de uma tecnologia, compartilhando assim a frequência entre as redes 2G, 3G, 4G ou 5G.

    Continua depois do anúncio

    A Claro realizou testes com a nova rede no estádio Allianz Parque e apresentou a diferença de velocidade entre as redes 4G, 4G LTE e 5G que alcançaram os seguintes resultados:

    • 4G com velocidade de download em 21,1 mb/s e latência de 21 ms
    • 4,5G (LTE) com velocidade de download de 210 mb/s e latência de 26 ms
    • 5G com velocidade de download de 414,6 mb/s e latência de 15 ms

    Por outro lado, apesar do avanço significativo e rápido na implementação da tecnologia, o único aparelho compatível no mercado é o novo Motorola Edge (disponível por cerca de R$ 5 mil na pré-venda). Além disso, a área de cobertura nessa fase está limitada a alguns bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entre eles está o bairro Paraisópolis, em São Paulo, que conta com a tecnologia para projetos de saúde e educação. Confira:

    Com informações de: Tecnoblog.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    O Nova Trek Set será lançado em 28 de março de 2024, exclusivamente em Tokyo

    Inspirado no universo do personagem, o restaurante terá três opções de alimentação, com uma loja com itens presenteáveis e dois espaços destinados ao público infantil

    A ação, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de março, em todos os drive-thrus da marca espalhados pelo Brasil

    O Club C 85 ganha ainda detalhes no toe box, que remetem ao ioiô, brinquedo que o personagem usa como arma

    🔥 Em alta agora:

    Saiba como criar sua versão do PlayStation 2 usando IA

    Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial vêm permitindo que os seres humanos recriarem suas versões de diferentes formas. Com um simples comando...

    🔥 Em alta agora:

    Saiba como criar sua versão do PlayStation 2 usando IA

    Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial vêm permitindo que os seres humanos recriarem suas versões de diferentes formas. Com um simples comando...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,934FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade