Se aproximar do público jovem nos dias atuais é uma tarefa nada fácil. Com inúmeros dilemas e uma constante descoberta sobre a vida e sobre si mesmos, eles buscam sempre marcas que traduzam seus valores e ideais. Mas como entender o comportamento desse público em relação às suas marcas favoritas? O que move esse público? Foi para responder estas e outras perguntas que a HSR Specialist Researches desenvolveu o B Youth, plataforma que identifica o comportamento dos jovens e aponta as marcas preferidas por eles.
Apple, Google, Coca-Cola, Lojas Americanas e Nike são empresas bem distintas em suas áreas de atuação, no entanto, possuem algo em comum: figuram o topo da lista das marcas preferidas pelos consumidores. Veja abaixo a lista:
20 marcas mais admiradas pelo público jovem
- Apple
- Coca-Cola
- Lojas Americanas
- Nike
- Nestlé
- Natura
- Magazine Luiza
- Amazon
- Ambev
- McDonald’s
- Netflix
- Adidas
- Nubank
- Samsung
- Avon
- Casas Bahia
- Renault
- iFood
Por serem mais críticos, ansiosos, exigentes e questionadores que gerações anteriores, além de serem acostumados a produzir e gerar conteúdo digital, os jovens atuais também são mais engajados em movimentos sociais e gostam de cocriar produtos e marcas. “Buscam marcas verdadeiras e transparentes, que valorizem o ser humano e sejam embasadas em aspectos tecnológicos. Para eles, marcas devem aglutinar todas essas características para conquistarem admiração.” explica Lucas Pestalozzi, sócio-diretor da HSR.
Outro ponto interessante da pesquisa diz respeito aos atributos das principais marcas. Os estudantes deram características diferentes para cada uma das marcas. Confira abaixo:
- Apple: Inovação, qualidade, tecnologia, futuro, sonho, inteligência.
- Google: pesquisa, tecnologia, praticidade, inteligência, incrível, surpreendente.
- Coca-Cola: tradição, prazer, diversão, gostosa, felicidade, criativa.
- Lojas Americanas: variedade, diversidade, qualidade, essencial, econômica, interessante.
- Nike: conforto, qualidade, estilo, perfeição, impecável, transparência.
A pesquisa B Youth – A Voz do Futuro foi realizada em junho, ouvindo 1,1 mil jovens entre 16 e 24 anos, das classes sociais A, B e C, nas principais capitais brasileiras, utilizando plataforma exclusiva de pesquisa que analisou estratégia de marca, estudos avançados, conhecimento aplicado e integrado.