Muita gente escolhe cursar publicidade por ver filmes e séries onde aparecem diversos publicitários criativos e bem sucedidos. Mas como saber se você tem potencial para ser um profissional bem-sucedido? Neste post nós não vamos te dar um checklist de como fazer para se tornar um profissional de sucesso, mas vamos te indicar os passos a serem seguidos. E se você segui-los, já estará muito mais próximo do seu objetivo.
O que é criatividade?
Bom, criatividade é um conceito bastante subjetivo. Existem várias definições diferentes para a criatividade. Alguns estudiosos do assunto podem puxar o papo mais para o lado filosófico do conceito criativo, outros para o resultado tecnológico de uma criação; mas basicamente todas elas se voltam para a criação de algo novo, útil e original.
Publicitários criativos são só os que trabalham na Criação?
Não são só os funcionários dos departamentos de criação que podem ser considerados publicitários criativos. Todos os departamentos dentro de uma agência de publicidade podem ser beneficiados com ideias criativas. Na verdade, a criatividade de maneira geral pode ajudar qualquer profissional em qualquer profissão.
Criatividade, inspiração e o estímulo da imaginação
Muitas pessoas acham que não são criativas o suficientes porque não estão num dia bom. Ou porque não veio aquela inspiração, mas é fato que a criatividade resultado de estímulos à imaginação. O que os publicitários criativos têm em comum é que eles buscam, cada um à sua maneira, estimularem sua imaginação com filmes, músicas, viagens e uma série de atividades que fujam da rotina e proporcionem experiências novas à nossa mente.
Criatividade enquanto exercício
Imagine a criatividade como um músculo dentro do seu cérebro que precisa ser exercitado regularmente. Se você deixar de exercitar sua criatividade, assim como acontece com um músculo, ela vai ficando mais fraca e perdendo a força.
Ao contrário dos nossos músculos reais, a criatividade não precisa necessariamente de esforços físicos para ser exercitada, você pode fazer isso de diversas formas. Confira abaixo uma lista de tarefas que podem ajudar a estimular a criatividade:
- Filmes
- Séries
- Músicas
- Livros
- Viagens
- Dança
- Jogos
- Meditação
A importância da diversidade para um publicitário criativo
Ser criativo é estar em contato com o mundo à nossa volta por meio de diversas experiências que envolvam nossos sentidos e nos tirem da zona de conforto. Por este motivo é tão importante que publicitários criativos furem suas próprias bolhas sociais para dar espaço a outras histórias de vivências diferentes das suas.
Durante anos a publicidade criou modelos representativos da sociedade: o comercial de cerveja precisava de uma mulher quase nua, o de margarina trazia uma família com pai, mãe, e um casal de filhos, o comercial de carros sempre com um executivo bem-sucedido. Essas histórias tinham como intuito baratear os custos de produção e gerar uma sensação de comunidade em torno de estereótipos. Mas isso foi lá atrás, hoje não é mais possível ser criativo sem valorizar a diversidade intrínseca dos seres humanos.
Referências criativas
Ao contrário do que se acredita, fazer algo novo não significa necessariamente fazer algo inédito. Criatividade pode ser unir de forma original duas invenções de terceiros a fim de criar algo útil. Via de regra o pensamento criativo é como uma colcha de retalhos resultado da sua bagagem cultural. Algo já criado antes pode te dar o insight necessário para criar algo novo hoje. No entanto é preciso ficar atento, pois publicitários criativos de verdade não copiam o que já foi feito, mas se utilizam de referências para criarem algo diferente.
Ser um publicitário criativo é um processo que leva muito tempo e nunca tem fim, afinal, a criatividade é algo dinâmico, que está em constante mudança, para atender às necessidades e anseios da sociedade. Se você chegou até esta publicação é porque está empenhado em se tornar um bom profissional e tem buscado orientações. E isso é ótimo. A soberba é a maior inimiga da criatividade. Continue duvidando das suas certezas. Procure respostas diferentes das que você já tem. Quando você menos esperar você verá que o processo criativo é abstrato, mas nem por isso inalcançável.