Com o isolamento social provocado pelo novo Coronavírus, o Facebook decidiu apostar em mais uma ferramenta para ajudar pequenos comerciantes a conseguirem vender seus produtos online, o “Shops” é uma maneira de criar lojas gratuitas no Facebook e Instagram.
Em uma transmissão pela internet, Mark Zuckerberg disse que o e-commerce deve ser um importante começo para reconstruir a economia enquanto a pandemia continua mudando os padrões de consumo da sociedade.
“Se você não pode abrir fisicamente sua loja ou restaurante, ainda pode receber pedidos on-line e enviá-los para as pessoas”, disse Zuckerberg. “Estamos vendo muitas pequenas empresas que nunca tiveram negócios online entrar online pela primeira vez.”, concluiu.
Zuckerberg disse que o Shops vai melhorar a experiência padrão das vendas online, armazenando credenciais de pagamento dos usuários em um único lugar que eles vão poder usar em qualquer loja do Facebook ou Instagram. Hoje mais de 160 milhões de pequenas empresas usam os apps da companhia.
Ainda não ficou muito claro comoo o novo recurso vai funcionar, mas as lojas poderão ser encontradas nas páginas do Facebook das empresas e nos perfis do Instagram. O suporte aos consumidores poderá ainda ser feito por meio de ferramentas como Messenger, Instagram ou Whatsapp. Há até a intenção de integrar com programas de fidelidade das empresas.
O novo recurso Shops está sendo lançado a partir de hoje no Facebook para quem estiver nos Estados Unidos e devem chegar em breve ao Instagram. Até o final do ano a rede deve ganhar uma nova aba de compras dedicada especificamente para este fim.