Nesse contexto de pandemia é imprescindível deixar a rivalidade de lado e unir forças. Para demonstrar isso, o Google e Apple estão desenvolvendo juntas uma API, capaz de informar aos usuários dos sistemas se estiveram próximos de alguém que adquiriu o coronavírus.
Os usuários dos sistemas operacionais Android e iOS serão beneficiados com uma parceria entre as duas empresas. Juntas, elas vão desenvolver uma API que através dos sinais de bluetooth identificará aparelhos próximos que possuam aplicativos das autoridades de saúde. Portanto, caso o proprietário do aparelho seja diagnosticado com a COVID-19, as pessoas que tiveram contato com ele serão notificadas por um aplicativo de alertas.
A parceria entre as empresas foi anunciada na última sexta-feira, 10, através da sala de imprensa da Apple. Além disso, as empresas garantiram que não vão utilizar informações do GPS, prezando pela segurança do usuário. Para ter acesso aos alertas é preciso baixar um aplicativo que será disponibilizado pelas empresas em breve.
O projeto terá duas etapas, sendo a sua primeira a disponibilização das aplicações, prevista para Maio. Depois disso, o Google e Apple trabalharão para criar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contato por meio de Bluetooth ao integrar esse recurso nas plataformas subjacentes.