Mais
    InícioPublicidadeO meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio...

    O meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio para ficar

    Estudo realizado em parceira pela GloboSAT e Consumoteca aponta números de impacto e eficiência dos memes na comunicação.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Você provavelmente já se deparou com a expressão “Mãe, o forninho caiu!” ou “Taca-lhe pau nesse carrinho!” e talvez saiba pouco sobre o que essas frases representam para a nossa sociedade. Um estudo, realizado pelo GloboSAT e Consumoteca nos traz diversas informações acerca do mundo dos memes e o impacto que possuem na nossa comunicação.

    A pesquisa, realizada pela GloboSAT e Consumoteca traz uma definição para o que é meme e, segundo o #MUSEUdeMEMES: “Meme é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar
    como uma coleção de textos, imagens, comportamentos difundidos, desafios ou memórias compartilhadas.”

    Continua depois do anúncio

    A internet é tão vasta e possui tanto conteúdo que os memes se tornaram uma maneira de selecionar o conteúdo que é mais relevante dentro de qualquer contexto e dar destaque de uma forma que inúmeras pessoas sejam atingidas por esta adaptação. E o ciclo é infinito, afinal, os memes se ressignificam à medida que se espalham.

    Veja também:  O Boticário aborda desafios de mães de adolescentes em nova campanha

    E mais do que divertir os memes possuem uma função essencial na sociedade: muitas mensagens e reflexões trazem à tona temas recorrentes de grande relevância. Há um dado indicando na estudo que, 73% das pessoas já souberam de uma notícia através de um meme.

    Os memes possuem estrutura e conseguem dar suporte à anseios e vontades que se sobrepõem hoje em dia, como a vontade de pertencer, entender e se expressar. E o que as pessoas buscam com isso, respectivamente, é estar em grupo, explicar o mundo e falar pro mundo.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Os memes na comunicação

    Além de diversos fatos interessantes que o estudo realizado pelas duas marcas traz, também podemos visualizar dados do impacto e eficiência dos memes na comunicação, seja no dia a dia ou em qualquer outra situação.

    Veja também:  TIM e Ambev transformam recarga em bebida no Zé Delivery

    Das pessoas que compartilham memes 46% compartilham algum conteúdo que traduzem seus problemas pessoas. Isso, graças à ironia que estes carregam, dando espaço para desabafos, fracassos e angústias da realidade.

    Continua depois do anúncio

    Na nossa sociedade, o meme também é visto como uma ponte de comunicação que possibilita a conversa e a troca de opiniões entre pessoas: 54% das pessoas que participaram do estudo alegam que ele possibilita um diálogo diferente, enquanto 45% o usam para quebrar gelo numa conversa e 43% usam para mandar uma indireta.

    É notório portanto que, se as marcas querem se comunicar, independente do público, devem se atentar que a comunicação, principalmente no Brasil, vem mudando. Não sabemos ao certo como isso irá acontecer mas sabemos quem deve estar por lá: os memes.

    Veja também:  NotCo usa IA e traz opção vegetal da ‘sopa de tartaruga’ para proteger a espécie

    Como base para o estudo foram entrevistadas mil pessoas em todo o Brasil das classes A, B e C, sendo 53% mulheres e 47% homens. Você pode conferir o estudo completo clicando aqui.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Inspirados na estética japonesa Kawaii, Grupo Habib’s inova ao criar brindes autorais e funcionais para toda a família

    Companhia aposta na nostalgia retrô que une gerações ao trazer de volta uma das marcas mais icônicas da tecnologia no mundo

    O game irá trazer mais de 60 opções de personagens inspirado em diversas franquias clássicas da cultura pop

    A collab já pode ser encontrada em todas as lojas da rede do país

    🔥 Em alta agora:

    “Estamos reconectando o plug”, diz Brazil Electronics ao trazer Kodak de volta ao Brasil

    Em fevereiro a Brazil Electronics anunciou ao mercado brasileiro que estaria trazendo de volta ao país uma das marcas mais icônicas de toda a...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,847FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade