Quem acompanha o mundo da internet há algum tempo já deve conhecer o famigerado buscador Baidu (por favor, não confunda com aquela rede social infame). Responsável por cerca de 70% das buscas na china, o Baidu está chegando ao Brasil oficialmente, mas de uma forma que não estamos acostumados a ver: em resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e da China.
De acordo com o G1, o governo chinês assinou um acordo de cooperação com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação para que dentro de três anos, o Baidu construa um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento focado em internet para formar profissionais brasileiros. Da mesma forma que a empresa já atua em Shenzhen, Pequim, Xangai, Tóqui e Vale do Silício.
Pode parecer que o Google seja enraizado demais e conte com um portfolio de ferramentas bem superiores às do Baidu, mas uma coisa não podemos negar, a vinda do serviço para terras tupiniquins, além de fomentar o mercado nacional, se torna uma grande pedra no sapado da empresa de Mountain View e puxa as inovações em território brasileiro ainda mais pra cima.
Eu testei o Baidu e embora tenha achado um completo absurdo a falta de um domínio decente, achei que o buscador é sim capaz de entregar diferenciais interessantes para nós, brasileiros, como a ferramenta que indica as tendências de pesquisa, a seção de afiliados, os temas em alta e motores de busca sensivelmente mais competentes que os do Bing e Yahoo!.
Se a plataforma vai vingar por aqui, ainda é cedo pra decretar sim ou não, mas uma coisa é certa: o Baidu tem chances enormes.