No dia 18 de maio publicamos aqui no Geek Publicitário a nova campanha do PagSeguro, que visava apontar os defeitos da Cielo de forma sarcástica, e hoje trazemos para vocês a resposta que a própria Cielo nos enviou.
Algo que me surpreendeu bastante foi o empenho da Cielo para responder as questões do caso, a empresa nos enviou um case explicando tudo o que foi citado no vídeo do PagSeguro e explicou realmente como as coisas funcionam.
A campanha do PagSeguro que visa diminuir a concorrência de maneira bem explícita continua rolando, porém, o vídeo que citava a Cielo como concorrente principal nesse momento se encontra como “Não listado” e somente pessoas com link podem assistir.
Quando o assunto é “pagamento” muitas pessoas possuem dúvidas, principalmente aqueles que são lojistas, e a Cielo compreende que com o crescimento desse mercado de maquininhas a informação acaba percorrendo rápido demais, com muita fluidez e muitas vezes perde pontos importantes na explicação durante a trajetória.
Segundo a Cielo, o mercado pode evoluir da forma que for, porém, os princípios da empresa nunca mudarão. O cliente é o centro das decisões e a Cielo tem como função unir quem compra e quem vende, fornecendo as ferramentas necessárias para que o cliente cresça e se desenvolva através de boas experiências (tanto com a empresa, quanto com o seu público).
Com todas essas mudanças acontecendo, a Cielo tende a correr sempre ao lado do seu cliente, visando ampliar o poder de escolha para que a vida de negócios aconteça de forma mais fácil possível. O portfólio de produtos e serviços mais completo do mercado pretende atuar cada vez mais de maneira customizada, ou seja, o cliente escolhe qual pacote e a solução que melhor atendem seu negócio justamente porque a Cielo conta com múltiplas opções.
A Cielo decidiu que para acompanhar o consumidor, precisa realmente estar ao lado do consumidor, e por esse motivo iniciou um novo movimento estratégico que visa intensificar as pesquisas de mercado para que possa ser oferecido um conceito de pacotes desenvolvidos de acordo com o perfil e necessidades de cada cliente. O portfólio da empresa já conta com mais de 20 meios diferentes de captura de pagamento e possui aceitação de 60 bandeiras.
Sobre o comparativo do PagSeguro
Segundo a Cielo, conforme o mercado fica competitivo, mais conteúdos passam a ser gerados e o comparativo publicado pelo PagSeguro é um deles. A companhia afirma que o comparativo é incorreto, pois os modelos de negócio utilizados são incomparáveis. Ainda de acordo com a empresa, o PagSeguro utilizou meios de pagamentos diferentes em comparativo de forma tendenciosa.
A Cielo explicou que trabalha com o modelo de planos – que incluem máquina, franquia de faturamento do cliente, prazo de recebimento e o pacote de benefícios como: garantia permanente, com manutenção presencial 24h independente do problema encontrado.
Já o PagSeguro, como afirmou a Cielo, trabalha com o modelo de venda de máquinas, ou seja, em casos de defeito o cliente precisa enviar o equipamento pelo correio e o reparo/troca está sujeito a problemas específicos. O cliente PagSeguro precisa desembolsar um novo valor para compra do equipamento.
Vamos ao comparativo enviado pela Cielo:
- Modelos de máquina: no vídeo o PagSeguro compara a Minizinha (que recebe pagamentos por meio de celular) com a Cielo ZIP (que utiliza chip integrado e conexão wifi sem precisar de celular para realizar a venda). O correto seria comparar a Minizinha com a Cielo Mobile, assim ambas dependem de celular.
- Compra de máquina: O comparativo não considera o valor da compra da máquina do PagSeguro no primeiro ano.
- Taxas: O PagSeguro compara as taxas de recebimento em 30 dias com as da Cielo de 2 dias. Além disso, o comparativo considera o porcentual de 50% no débito e 50% no crédito, desconsiderando o modelo parcelado. O correto seria distribuir o percentual de vendas no débito, crédito e parcelado, através do comportamento dos clientes.
Através do email de explicação, a Cielo também nos convidou para conhecer um pouco do trabalho deles e como funciona o modelo de negócio através de tabelas bem explicativas, que contam o passo a passo para escolher sua maquininha Cielo.
Algumas perguntas respondidas pela Cielo
- Qual é a diferença entre a Cielo e os novos entrantes?
A diferença está no combo de benefícios da Cielo, que é o mais completo do mercado.
- Quem é mais barato, o Pagseguro ou a Cielo?
O PagSeguro é mais barato, essa é a proposta de valor escolhida por eles. Mas comparar uma maquininha com o pacote completo da Cielo… ah, isso é errado. Nossa proposta de valor não é comparável! O que está acontecendo aqui é a famosa comparação de preço contra qualidade/tranquilidade. Quantas vezes já não nos arrependemos por contratar algo barato? Como nossos avós já diziam…o barato sai caro!
- O que compensa mais, contratar uma solução da Cielo ou comprar uma maquininha do PagSeguro?
Depende. Existe, sim, um perfil de empreendedor para o qual faz sentido comprar uma maquininha – e para esse cliente, temos a Stelo, que é até mais barata que o PagSeguro.
- Cobramos realmente 14% de taxa por mês no Plano Cielo Controle?
Não, a taxa é zero. A comparação que está circulando é errada, as ofertas não têm comparação uma com a outra. Quando você divide qualquer número por qualquer número, tem como resposta um percentual que pode não significar nada. No plano Cielo Controle, o que o cliente vende é o que ele recebe – se ele vendeu R$ 30, recebe R$ 30. Ou seja, 0% de taxa. O que ele paga é apenas uma mensalidade que garante todo o nosso combo de benefícios e se ele vender acima do planejado, paga no máximo R$ 22,90 a cada R$ 250,00 excedente. A lógica é a mesma das operadoras de celular, o cliente só paga o que usa em uma franquia de serviços contratada.
- E por que as taxas no Plano Cielo Livre, sem aluguel, são tão altas?
As taxas são apenas 0,99% acima das que o PagSeguro cobra, com a grande diferença que só a Cielo oferece pacote completo com um combo de benefícios. Maquininha todo mundo pode oferecer, o problema é o que vem depois. Sabemos que, especialmente para um varejista já estabelecido, fazer a gestão das máquinas é a maior dor de cabeça – mas com o combo de benefícios da Cielo, todas essas preocupações ficam com a gente e o cliente pode focar no negócio dele. Com a Cielo se a sua maquininha quebra, fazemos a assistência em até 4h e seu negócio pode continuar acontecendo, já com o PagSeguro o negócio do cliente para porque ele está sem a máquina e ainda precisa se deslocar até o correio para enviar a máquina para avaliação. Ex.: se o cliente fatura R$10.000/mês e deixa de vender por 15 dias úteis, ele vai deixar de faturar R$7.000 reais com cartão.
A briga aparentemente está longe de acabar. Mas uma coisa é certa, os consumidores saem ganhando com tudo isso. Afinal, ainda que haja algum mal entendido, o vídeo do PagSeguro serviu como alerta para um plano que soava (e ainda me parece) bem confuso de entender. Talvez fosse interessante a Cielo explicar um pouco melhor o funcionamento do seu plano e não tenho dúvidas de que a companhia já deva estar considerando isso.