Com uma identidade visual muito bonita, O Boticário lançou aos arredores do dia 27 de maio a campanha para a fragrância Egeo, que agora possui as versões “Red” e “Blue”, com o título de “Menos jogo, mais amor”. Porém, aparentemente a campanha gerou inúmeras controvérsias devido a maneira como foi abordada.
A campanha veio com o intuito de expor aos consumidores que “joguinhos” durante o flerte não resolvem nada quando o que realmente importa é o amor e a ação envolvida para se conectar com sua paixão. Sinceramente, eu achei uma campanha ótima, mas ao conversar com o Matheus entramos em um consenso de que talvez tenha sido distribuído de forma equivocada.
O filme de 30 segundos da campanha foi vinculado ao YouTube e aparentemente passou como anúncio em diversos canais de games, o que fez com que a metáfora do tema se tornasse abrangente demais e, devido ao contexto inserido, acabou sendo interpretada ao sentido literal (o que ofendeu aqueles que são apaixonados pelos games).
Com o título de “Videogame”, o filme é protagonizado por um canal que passa por diversos obstáculos dentro de um jogo de videogame. Existem algumas pistas que ligam o “menos jogo” a flertes desnecessários em uma paquera, porém o teor implícito não foi o suficiente para que a mensagem não se perdesse. Ao fim, o casal atinge o objetivo do game que é alcançar os frascos do Egeo, eles trocam os frascos e dão um beijo. Temos novamente o tema exposto “Menos jogo, mais amor” e a assinatura “Namorados é Egeo, Egeo é O Boticário. Acredite na Beleza.”. Confira abaixo:
Além do filme, a campanha criada pela AlmapBBDO para O Boticário conta com uma ação nas redes sociais que recebeu o nome de “Plantão Boticário Love Game”, que ao contrário do vídeo no YouTube foi bem recebida e tem como intuito compartilhar as histórias de amor dos consumidores através da hashtag #MenosJogoMaisAmor. Os casais com as melhores histórias receberão uma entrega especial do Boticário.
No YouTube o vídeo publicado no canal do Boticário já conta com 23 mil likes e 16 mil dislikes e os comentários estão rolando soltos, existem pessoas defendendo a campanha enquanto outras atacam e vice-versa. Continuo achando que a identidade visual da campanha ficou impecável, mas como dito em um dos comentários, talvez eles devessem utilizar o conceito “Mais jogo, mais amor” para abraçar o público gamer e contextualizar com toda identidade de videogame inserida na campanha.
É possível que esse tenha um sido um caso de campanha tão boa, que por ser tão boa, acabou ficando ruim. Devo meus parabéns a produtora Stink Films por esse filme que ficou muito bem produzido e tanto à agência AlmapBBDO quanto à w3Hauss pela produção campanha.