Eu já até tinha ouvido falar em sound branding, mas nunca tinha visto uma empresa utilizar isso de forma tão clara e massiva como a ViaQuatro decidiu fazer com os usuários da linha amarela do metrô de São Paulo.
A companhia, que detém a primeira concessão privada do metrô em São Paulo decidiu apostar em uma forma ainda pouco habitual de marketing: a cada duas horas uma música de cerca de 3 minutos toca nas estações ao som de clarinetes, bateria e outros instrumentos como trompete, teclado, violão, guitarra e baixo. Um coro de vozes femininas também completam a canção feita para deixar a marca registrada da ViaQuatro.
A novidade está sendo implementada em conjunto com a produtora Zanna Sound. De acordo com a produtora, a ideia é transmitir a personalidade da linha 4, que seria a de “uma mulher de 33 anos antenada, sofisticada, acolhedora, eficiente, transformadora e, ao mesmo tempo, contemporânea”.
Além da música, os avisos sonoros também ganharam uma repaginada. Agora, as mensagens de aviso do trem têm um tom mais coloquial e são antecipadas pelo que eles chamam de “logo sonoro”. O logo sonoro institucional será um coro e o operacional, o clarinete.
De acordo com a ViaQuatro, os sons ainda estão passando por uma fase de adaptação para as acústicas das diferentes estações. No entanto, a companhia afirmou que a mudança é definitiva.
Com informações de: Folha de S. Paulo. Imagem de destaque: Serian.