A Netflix produz campanhas realmente fora da caixinha. Mas tanta ousadia tem um preço: às vezes o público pode não estar em sintonia com o que você está querendo dizer e sua marca pode passar do ponto. Foi justamente o que aconteceu com a ação de ativação de Santa Clarita Diet na Alemanha.
Buscando interagir com a cultura local, o pessoal da Netflix achou que seria interessante representar um currywurst — prato tradicional alemão que traz salsicha, molho curry e ketchup — com uma imagem de um dedo cortado e temperado com salsicha.
A ideia, é claro, não deu nada certo. Um porta-voz da Netflix confirmou a um jornal alemão que as pessoas realmente haviam se queixado de mau-estar causado pela imagem, que definiram como “nojenta” e “perturbadora”.
Pra piorar um pouco a situação, a Netflix havia chegado a montar food trucks para distribuir a iguaria currywurst em diversos pontos de Berlim. No entanto, após mais de 50 queixas, a companhia também suspendeu os caminhões.
A agência ainda havia criado versões “zumbis” de comidas regionais para diversos outros países, como Filipinas, Singapura, México, Colômbia, Argentina. Até mesmo o Brasil ganhou uma versão zumbi dos nossos tradicionais pratos “feijoada” e “pé-de-moleque”, que são igualmente perturbadoras. Veja:
Ao Adfreak o pessoal da agência And Company, responsável pela criação das peças informou que o briefing pedia a criação de uma campanha que apresentasse a série ao público de forma divertida e sanguinária. A partir daí veio a ideia de criar os anúncios com pratos populares de comidas típicas com um toque zumbi.
Santa Clarita Diet estreou no último dia 3 de fevereiro na Netflix e já vem dando o que falar com suas campanhas. Aqui no Geek Publicitário nós já chegamos a comentar a bem-sucedida ação realizada com o Fábio Júnior em um remake ensanguentado do clipe de “Alma Gêmea”.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:
Com informações de: Adweek.