Poucos jornalistas profissionais podem dizer que têm em seu currículo quase 30 anos de bancada do maior telejornal do país e um dos maiores do mundo. Com tanto tempo à frente do Jornal Nacional, a saída de William Bonner é, sem dúvidas, um marco para toda a população brasileira. Diante disso, as marcas Amstel, McDonald’s, Nubank e Pilão aproveitaram o momento histórico de despedida do profissional da bancada do programa para deixarem a sua homenagem.
Quem assistiu ao programa da última sexta-feira, 31, percebeu que na vinheta de patrocínio era um pouco diferente. A peça preparada pelo Nubank tinha um tom mais formal, agradecendo ao apresentador pela sua contribuição ao jornalismo brasileiro. “Depois de mais de 10.000 ‘Boa Noites’, só nos resta dizer: Obrigado!”, afirmava o texto branco sobre o fundo roxo, antes de trazer o logo do Nubank na finalização.
Já o material da Amstel tinha um tom mais divertido, como se espera de uma marca de cerveja. A companhia relembrou o fato ocorrido durante a última eleição presidencial, onde vazou o áudio de William Bonner abrindo uma lata de água, inundando a internet de perguntas se ele estava tomando uma cerveja. “Dessa vez é cerveja mesmo. Boa noite.”, afirmava o texto do comercial da Amstel sobre um fundo com uma bancada e cadeiras que lembram muito o cenário do programa. Confira o vídeo:
Café Pilão e McDonald’s também fizeram o seu papel nos intervalos do programa. Antes mesmo da passagem de bastão para o César Tralli, a marca de cafés Pilão trouxe atores no papel de telespectadores para agradecer pelos 29 anos do jornalista à frente da bancada do JN. “Dar bom dia sempre foi o nosso forte, mas hoje viemos prestigiar o boa noite mais famoso do Brasil”, afirmou o texto na tela, que completou: “Pilão, presente em todos os momentos do primeiro bom dia ao último boa noite”.
Logo em seguida foi a vez do McDonald’s explorar o acontecimento. “O boa noite de hoje é especial e tem gostinho de Méqui”, disse a rede de fast-food, que chegou a liberar até mesmo um cupom de desconto com direito a batata grátis para o público que assistira ao programa. Confira:
Homenagem do @cafepilao e do @McDonalds @McDonalds_BR a William Bonner em seu último dia no #JornalNacional #JN pic.twitter.com/UySV2Ubdcq
— Juninho Bento (@juninhobentojb) November 1, 2025
Homenagem lucrativa
De acordo com a coluna de Gabriel Vaquer na Folha de S. Paulo, a emissora arrecadou R$ 10 milhões de reais com a negociação. O investimento parece ter valido a pena. Afinal, o JN alcançou média de 23 pontos de audiência com picos de 24. Os números equivalem a audiência de final de novela na emissora.
As ações são parte de um movimento ousado da Globo em monetizar ao máximo suas produções televisivas. Algo deste tipo envolvendo o maior programa jornalístico da emissora seria completamente impensável há alguns anos. Mas o resultado final agradou ao público. “A publicidade é boa demais nesse país”, comentou uma usuária da rede X. “O da Latinha foi simplesmente coisa de GÊNIO alguém dê um aumento pra essa agência”, afirmou outro.
