Uma empresa de sucesso se constrói de dentro pra fora. Para conseguir atrair bons clientes e manter um negócio próspero, é preciso cuidar dos seus próprios colaboradores, entendendo seus anseios e estimulando suas capacidades.
Neste episódio do GKPBcast, Matheus Ferreira e Caroline Ferradosa bateram um papo com Janaina Calixto, Sócia e Diretora de Estratégia EX/CX da 3TOM Xperts. Durante a conversa, Janaina ressaltou a importância do investimento em Endomarketing e Employee Experience (EX), demonstrando cases de sucesso e dados relevantes sobre este universo.
Confira o episódio completo no YouTube, Spotify, Deezer ou qualquer outra plataforma de streaming que seja da sua preferência.
Resumo do episódio
A conversa distingue o endomarketing, que é o marketing interno voltado para engajar e informar os colaboradores, do Employee Experience, um conceito mais abrangente que engloba toda a jornada do colaborador, desde o recrutamento até o desligamento. Um erro comum de muitas empresas é focar apenas em ações superficiais de endomarketing, em vez de considerar a experiência completa do colaborador.
A ascensão do EX está diretamente ligada à percepção de que uma experiência ruim para o colaborador inevitavelmente se reflete na experiência do cliente. Empresas com um bom EX não apenas aumentam sua lucratividade em até 21%, mas também reduzem o turnover em 51%. O cenário pós-pandemia, com o aumento da rotatividade de talentos, reforçou a necessidade de valorizar aspectos como qualidade de vida e cultura da empresa, além do salário.
Apesar da importância do tema, o mercado enfrenta desafios como a comunicação interna fragmentada, que muitas vezes se limita a e-mails e WhatsApp, a falta de alinhamento entre o discurso e a prática da cultura da empresa, a capacitação genérica e o baixo engajamento dos colaboradores, que globalmente atinge apenas 21%.
A solução para esses desafios reside na combinação de tecnologia e humanização. A tecnologia deve ser utilizada para centralizar informações e permitir uma comunicação bidirecional, enquanto as ações de conexão humana, como eventos e team buildings, são essenciais para complementar o mundo digital. O segredo, segundo os especialistas, é tratar o EX como um produto, com áreas dedicadas a fortalecer a cultura e a comunicação de forma alinhada aos objetivos da empresa.
O episódio também aborda tendências como a gamificação, o microlearning e a tecnologia emocional, que utiliza IA para entender o sentimento dos colaboradores. A 3Tom Xperts apresenta cases de sucesso com grandes empresas, mostrando que essas estratégias não só reduzem a rotatividade, mas também aumentam o engajamento para mais de 80%. O conselho final para as empresas é começar ouvindo os colaboradores, mapeando sua jornada completa e aplicando as mudanças gradualmente, com o mesmo cuidado dedicado às estratégias para o cliente.
Endomarketing e EX: Os segredos das empresas de sucesso – Completo no Spotify
Episódios anteriores:
- Licenciamento Fora de Série (com Tim e Bruno, da Roboto);
- Os aplicativos preferidos dos brasileiros;
- Como a IA está destruindo os apps de delivery (com Thássius Veloso).