A entrada de Isabelle Nogueira, Cunhã-Poranga do Garantido, no BBB24 trouxe o tradicional Festival Folclórico de Parintins para o centro de diversas discussões dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil. Entre as diversas discussões, alguns internautas relembraram que o fato de os bois terem como tradição a utilização das cores azul (Caprichoso) e vermelho (Garantido), diversas marcas já abriram mão de suas identidades visuais e brandbooks para conseguirem atrair a atenção dos apaixonados pelo Festival.
Coca-Cola
Talvez o caso mais surpreendente e icônico de todos seja o da Coca-Cola. A marca já patrocina o evento há mais de 25 anos e foi ousada ao deixar de lado o seu icônico vermelho para assumir a cor azul (ou até mesmo as duas cores para agradar também aos torcedores do Boi Caprichoso. Executivos da Coca-Cola já confirmaram que quem torcia para o azul não comprava nada do vermelho. Para o azar da companhia, a Pepsi, sua principal concorrente tem como cor predominante justamente o azul.
Em entrevista ao IG Economia em 2010, Jack Corrêa, vice-presidente de Relações Internacionais da Coca-Cola à época, contou que a ideia de colocar a logo em azul surgiu após colocar pela primeira vez um banner com as cores tradicionais no Bumbódromo. Como existe uma norma rígida de utilização da marca, o caso teve que ser enviado para a sede da empresa, em Atlanta, nos Estados Unidos, para ser aprovado.
“Obviamente teríamos que nos adequar à cor dos bois. Claro que jamais desrespeitaríamos isso colocando a cor normal da Coca-Cola, vermelha, em manifestações do Caprichoso. Para isso tivemos que ter uma autorização especial da rede internacional. Parintins é o único local no Brasil onde isto acontece”, disse Marco Simões ao G1 em 2012, quando era Vice-Presidente da Coca-Cola Brasil.
Skol, Brahma, Bohemia e Kaiser
A Skol, que tem sempre tons de vermelho e amarelo em sua comunicação, passou a adotar também o azul para atrair a atenção do público do Caprichoso.
Já a Brahma conhecida por utilizar muito vermelho em sua identidade, também já chegou a apresentar uma versão azul.
Bohemia chega para completar a tríade de cervejas da Ambev que já apostaram em identidades especiais que celebram o festival.
E a Kaiser adotou uma estratégia mais parecida com a da Skol, trazendo o azul para compor a identidade da lata.
Bradesco
Também conhecido pela cor predominantemente vermelha, o Bradesco foi mais uma marca a apostar na temática que mistura azul e vermelho para conquistar os torcedores do Caprichoso.
Ninho
Até o famoso leite Ninho da Nestlé já homenageou os Bois-Bumbás. Em 2008 a companhia lançou latas comemorativas inspiradas em cada um dos bois.