Mais
    InícioPublicidadeDesignItaú apresenta novo logo e identidade visual reformulada

    Itaú apresenta novo logo e identidade visual reformulada

    Nova marca chega para celebrar o futuro

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • O Itaú revelou um novo logo e identidade visual com o conceito "Feito de Futuro", refletindo a modernização e preparação para seu próximo centenário.
    • A renovação da marca foi um processo de 22 meses, envolvendo mais de 70 estudos de cores e 100 estudos tipográficos, liderado por consultores da Pentagram.
    • A mudança busca conciliar a solidez e história do banco com a capacidade de inovação, mantendo-se relevante no mercado financeiro.

    O Itaú apresentou hoje ao público uma de suas maiores mudanças na história. O banco acaba de revelar um novo logo e uma identidade visual completamente reformulada. Com formas mais modernas e em sintonia com o que os novos tempos demandam, o banco assume ainda o novo conceito institucional: Feito de Futuro, convidando as pessoas a refletirem sobre o tempo, legado e longevidade.

    Novo logo do Itaú mostra imagem em png sem fundo mais moderna com ângulos mais arredondados e na cor laranja. No texto se lê 'Feito de Futuro', uma das assinaturas de campanha da nova marca.
    Novo logo Itaú em PNG Sem Fundo. Imagem: Divulgação.
    Antes e depois novo logo Itaú. Imagem: GKPB.

    Novo logo Itaú

    Não é todo dia que uma das marcas mais reconhecidas e valiosas do Brasil recebe uma mudança desse tamanho. De acordo com release enviado à imprensa, a nova marca é um importante passo em sua jornada de transformação e uma preparação para o seu próximo centenário. O redesign do logo do Itaú é uma daquelas mudanças que nos fazem enxergar que mesmo marcas tão atemporais precisam se modernizar. Principalmente nos dias atuais, onde um novo banco digital surge a cada dia.

    “A vida dos nossos clientes está sempre em movimento e o Itaú evolui junto com eles. Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso”, ressalta Eduardo Tracanella, diretor de Marketing.

    O Itaú vem evoluindo para atender a cada perfil de cliente a partir de suas necessidades, processo viabilizado por investimentos em plataformas modernas de tecnologia em nuvem, inteligência artificial e o desenvolvimento de talentos. Tudo para entregar a melhor experiência digital e o melhor atendimento humano especializado. “Em seus quase 100 anos de história, o Itaú busca ser um banco ainda mais próximo, ágil e pronto para oferecer o que cada cliente precisa, em cada momento da sua vida”, destaca Tracanella.

    Evolução do logo do Itaú de 1943 a 2023. Imagem: Divulgação.

    O novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. Lançado hoje, o novo sistema de identidade visual renova não apenas a marca institucional, mas também a expressão de todos os segmentos e perfis do banco. Na nova paleta cromática, o laranja tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo. Tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros. O símbolo, que representa a pedra, foi lapidado e se apresenta em uma forma mais orgânica e fluida.

    Nova marca terá uma identidade diferente para cada categoria de cliente. Imagem: Itaú.

    Foram 22 meses de trabalho, mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 estudos tipográficos e outros tantos de logotipia, que reavaliaram forma, cor, fontes, grafismos e expressões. Tudo realizado pelo time interno de branding em parceria com especialistas. A americana Pentagram foi escolhida para consultoria estratégica, sob a liderança de Michael Bierut, um dos mais renomados designers da atualidade. Fabio Haag completou a equipe multidisciplinar, com seu olhar refinado para a tipografia.

    Recortes da identidade visual do Itaú. Imagem: Divulgação.

    O desafio foi respeitar um legado tão sólido, mas sem perder a capacidade de ousar, como conta Clayton Caetano, superintendente de Design: “Nossa essência foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloízio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea”, esclarece Caetano.

    Para Tracanella, evoluir a marca mais valiosa do país é uma enorme responsabilidade, mas não havia momento mais apropriado para isso. “Quando falamos de marca, estamos falando de cultura, de proposta de valor, de experiência, de narrativa e de expressão. Todas essas mudanças já estão acontecendo de dentro para fora do banco há alguns anos. Por isso, trazemos com todo esse movimento a consistência de quem está aqui há muito tempo, impactando de forma tangível a vida das pessoas, tendo nossa essência e os valores escritos em pedra”, finaliza o executivo.

    Há 100 anos, Feito de Futuro

    Entre fusões e aquisições, o Itaú Unibanco construiu um legado de solidez, sem perder seus valores essenciais, como a cultura de inovação e a capacidade de se transformar. O banco foi pioneiro em inúmeras iniciativas consideradas revolucionárias para a época e que se tornariam padrão para a indústria, como o lançamento do primeiro caixa eletrônico, em 1983, passando pelo primeiro app bancário, cartões com chip e, mais recentemente, o uso da computação quântica e da inteligência artificial, que permitem uma visão integrada do cliente e a oferta customizada de soluções financeiras.

    Uma trajetória que começa em 1924, quando João Moreira Salles ganha a patente de banco para a Casa Moreira Salles no estado de Minas Gerais. Em 1943, em São Paulo, Alfredo Egydio de Souza Aranha funda o Banco Central de Crédito, que se tornaria Itaú. Em 2008, essas duas instituições se unem e dão origem ao atual Itaú Unibanco, o maior banco e a marca mais valiosa do Brasil e da América Latina.

    Manter-se contemporâneo, celebrando o passado ao mesmo tempo que molda o futuro foi a reflexão que originou o novo posicionamento ‘Feito de Futuro’, desenvolvido em parceria com as agências Africa Creative e Galeria. “Ser feito de futuro é ter capacidade de perpassar os tempos e permanecer relevante, se reinventando. Esse movimento é um convite para que todos se inspirem e valorizem o tempo, a longevidade e o legado que cada um constrói em suas vidas”, ressalta Thaiza Akemi, superintendente de Marketing.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Nova caixa já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhadas pelo Brasil

    Produto deverá chegar em breve aos principais pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Novidade já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Novidade já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    🔥 Em alta agora:

    Magnum apresenta novo sabor Pistache

    O Pistache se tornou uma das paixões gastronômicas do brasileiro esse ano, e é claro que Magnum, expert em sorvetes e chocolate, não poderia ficar...

    🔥 Em alta agora:

    Magnum apresenta novo sabor Pistache

    O Pistache se tornou uma das paixões gastronômicas do brasileiro esse ano, e é claro que Magnum, expert em sorvetes e chocolate, não poderia ficar...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,424FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade