Oi, visitante. Este post foi feito em outubro de 2013. Depois disso muita coisa aconteceu, portanto, depois de ler este post, eu recomendo que veja este post que escrevi após o anúncio do novo logo da Rede Globo, realizado no dia 2 de abril de 2014.
Há alguns meses discuti amplamente aqui que a Rede Globo estaria prestes a mudar o novo logo. Como a coluna da Mônica Bergamo chegou a informar, o próprio Hans Donner chegou a dizer que a marca foi ganhando muitos detalhes e enfeitos ao longo dos anos e agora era hora de simplificar e dar mais vida ao logo. Pois bem, até agora, as únicas evidências que tínhamos eram essas palavras do tio Hans e algumas imagens que reuni que mostravam a aplicação de uma marca mais chapada por parte da emissora. Até que aparece esse vídeo:
Vamos abordar alguns pontos:
Esse logo é real?
Sim, é difícil acreditar, mas há boas razões para acreditarmos que este logo é real. Primeiro porque esse vídeo foi divulgado pelo site “Em Foco” que tem uma certa credibilidade em vazamentos de emissoras, depois porque o vídeo está muito bem feito e elaborado, o que faria que um designer muito competente em edição de imagens tivesse perdido grande tempo da sua vida fazendo isso. O que é completamente inviável. Ninguém tão competente tem tanto tempo livre assim. Portanto, o fato é. Esse vídeo muito provavelmente foi feito pela Rede Globo.
Mas o logo será esse?
As chances de que o logo seja esse são bem altas. Se juntarmos o fato citado acima com as descrições de Hans Donner, o logo se encaixa perfeitamente. Se ainda formos considerar as mudanças que a emissora vem aplicando em sua programação, ela estaria muito disposta a fazer uma reformulação de sua marca. Esse logo pode ser a cereja do bolo nesse processo.
Há alguma esperança de algo mais bonito?
Também há. Porque, se pudermos notar, o logo apresentado no vídeo parece ser específico para o vídeo. As cores e as sombras vão se mexendo ao longo do vídeo, o que significa que esta não é uma imagem do que será utilizado no meio impresso, por exemplo. É uma variação criada especificamente para o audiovisual. Ou até mesmo para esta apresentação da nova marca. Portanto o que podemos concluir é que: a marca final poderá ser diferente, o que não dá muita margem pra alegrias, porque ela será bem parecida com esse aí.
Resumo
O novo logo é estranho no primeiro impacto. Isso é fato. Mas nós seres humanos odiamos mudanças bruscas. Padrões diferentes chegam à medida em que as empresas têm ousadia de criar coisas bem diferentes do habitual.
Eu me lembro muito bem de quando a logo mudou o logo em 2008 para aquela versão wide e com uma grande “mancha preta” em baixo e eu achava aquela porção preta extremamente exagerada e feia. Com o tempo minha concepção passou a mudar e eu comecei a achar moderno.
É fato que esse logo não está de acordo com as minhas expectativas e hoje, em outubro de 2013 eu achei ele bem feinho. Maaaaaassss… ele nem foi lançado ainda, e pode ser que eu venha a morder minha língua igual fiz inúmeras vezes. Afinal, tendências mudam o tempo todo.