Depois de ter um curta da Netflix causando polêmica por ser gerado com Inteligência Artificial, outras marcas não recuaram e decidiram seguir investindo nessa tecnologia para seus respectivos mercados, como é o caso do Skeelo, que acaba de produzir seu primeiro audiolivro narrado por IA.
A Chilli Beans já lançou toda uma campanha apoiada em imagens geradas por IA, enquanto o Duolingo anunciou sua versão “Max” apostando na inteligência de texto para ajudar seus alunos. Com a Skeelo, a Inteligência Artificial de voz é quem ganha sua vez para narração de audiolivros.
A plataforma de livros e leitura anunciou o audiolivro do best-seller em mais de 20 países, “A lei da atração: O Segredo, de Rhonda Byrne, colocado em prática” de Michael J. Losier. A tecnologia foi empregada na narração da obra, feita por voz sintética, e nós do GKPB recebemos acesso para conferir o resultado.
O audiolivro conta com a voz aparente de um rapaz, que narra o texto do livro com uma naturalidade surpreendente, mas que deixa claro não ser uma pessoa real na leitura. Esse pode ser inclusive o motivo da Skeelo apostar em um livro de não-ficção para se aventurar pelo mundo das IAs, visto que uma narração de Inteligência Artificial (ainda) não seria capaz de promover emoções em sua leitura.
O livro de Losier, que vendeu milhões de exemplares no mundo todo, explica como podemos utilizar a lei da atração a nosso favor. Além disso, a obra traz exercícios simples e dicas úteis que nos ajudam a integrar seus princípios à nossa vida cotidiana para atrair mais do que queremos e afastar o que não nos serve.
De acordo com release, a utilização da IA para a narração de audiolivros visa uma redução nos custos e tempo de produção dos projetos. A obra já está disponível para os planos premium do Skeelo, e pode ser encontrado apenas no app, disponível para Android e iOs.