Mais
    InícioPublicidadeDesignNokia troca logo icônico após quase 60 anos

    Nokia troca logo icônico após quase 60 anos

    A nova identidade visa simplificar o logotipo para criar uma abordagem mais dinâmica da marca e mostrar novo direcionamento no mercado

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    A Nokia, que em 2016 transferiu sua marca homônima de smartphones para outra empresa finlandesa, a HMD Global, decidiu se distanciar ainda mais desse negócio. No Mobile World Congress 2023, a Nokia anunciou um logo, que ainda apresenta suas mesmas letras, mas agora é significativamente diferente do logotipo clássico. Com esta etapa, a empresa quer se apresentar para o mercado como uma empresa de inovação e tecnologia B2B e ainda mostrar que a Nokia está engajada nas redes digitais e na digitalização industrial.

    A reformulação do logotipo e da marca da Nokia foi a primeira grande reformulação da empresa em quase 60 anos. O fabricante percorreu um longo caminho desde a sua fundação em 1865 como fabricante de papel. O primeiro logo da Nokia surgiu em 1871 e trazia uma cabeça de salmão, uma referência ao rio Nokianvirta, perto do qual foi construída a fábrica de celulose e que deu nome à empresa.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Seara apresenta novo logo
    Nokia Logo

    Revelado no Mobile World Congress, o novo logotipo deu adeus ao tipo de letra clássico da Nokia e substituiu-o por uma abordagem mais geométrica e abstrata. Essa simplificação visa atingir “o grau certo de evolução visual para que o logotipo icônico ainda seja instantaneamente reconhecível”. Mas o resultado é que as letras individuais da Nokia foram despojadas e cortadas tanto que é mais um eco distante do logo anterior.

    Nokia Logo

    Lippincott, que trabalhou na reformulação da marca e colaborou com a Nokia nos últimos 15 anos, diz que isso foi feito para que as letras do logo“só sejam lidas como ‘Nokia’ quando [aparecem] juntas”. Além disso, as formas das letras N, O e K foram reaproveitadas como gráficos ousados para usar em todo o conteúdo, para que cada comunicação da marca seja “distintamente Nokia”. Confira:

    Veja também:  Honda apresenta novo logo para veículos elétricos
    Nokia lança novo logotipo para refletir mudança de direcionamento da marca

    Acompanhada por uma paleta de cores e imagens brilhantes e intensas, a Nokia também ajustou seu propósito de marca, que agora se lê como: “Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto”.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Em uma postagem no blog da empresa sobre o anúncio, Pekka Lundmark, presidente da Nokia, disse: “Nossa nova identidade visual captura a Nokia como somos hoje, com energia renovada e compromisso como pioneiros da transformação digital. Construímos a herança do logotipo anterior, mas o tornamos mais contemporâneo e digital, para refletir nossa identidade atual”.

    Continua depois do anúncio
    Nokia lança novo logo

    Essa abordagem despojada não é novidade, é claro, e é uma tendência que normalmente ocorre quando marcas tradicionais ou estabelecidas (especialmente em tecnologia, comunicação ou espaço automotivo) querem seguir uma direção aparentemente mais contemporânea.

    Veja também:  Inter apresenta novo logo e se posiciona como super app financeiro
    Nokia Logo

    Os primeiros comentários nas redes sociais compararam a mudança da Nokia ao confuso logo da Kia de 2021, com alguns dizendo que é “colocar o Kia na Nokia”. Outros questionaram sua legibilidade durante um período em que o reconhecimento e a acessibilidade da marca deveriam ser primordiais.

    O logo da Nokia, que se tornou bem conhecido pelos usuários de telefones celulares e já foi a marca mais cara entre os fabricantes de telefones, apareceu em 1966 e quase não mudou desde então. Por enquanto, ele permanecerá inalterado nos smartphones Nokia produzidos pela HMD Global. A marca Nokia Mobile acabou de lançar o Nokia G22, que é possível de ser reparado pelo próprio usuário.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Ingressos comprados na edição 2024, passam a valer para a edição de 2024 com direito à acompanhante

    Fãs poderão conhecer o menu a partir desta sexta-feira (17)

    Após Apple assumir erro no comercial "Crush", Samsung aposta em filme que celebra a criatividade São Paulo e Curitiba com 13 pontos de vendas oficiais

    Com mais de 3.000 unidades espalhadas pelo mundo, a MrBeast Burger chegou às cidades de São Paulo e Curitiba com 13 pontos de vendas oficiais

    🔥 Em alta agora:

    A Volta da Kodak ao Brasil | GKPBCast #59

    Nos últimos anos, a tendência retrô tem ganhado cada vez mais adeptos. De baby boomers até a geração Z, todo mundo tem um motivo...

    🔥 Em alta agora:

    A Volta da Kodak ao Brasil | GKPBCast #59

    Nos últimos anos, a tendência retrô tem ganhado cada vez mais adeptos. De baby boomers até a geração Z, todo mundo tem um motivo...
    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,825FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade