Mais
    InícioPublicidadeDesignNokia troca logo icônico após quase 60 anos

    Nokia troca logo icônico após quase 60 anos

    A nova identidade visa simplificar o logotipo para criar uma abordagem mais dinâmica da marca e mostrar novo direcionamento no mercado

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    A Nokia, que em 2016 transferiu sua marca homônima de smartphones para outra empresa finlandesa, a HMD Global, decidiu se distanciar ainda mais desse negócio. No Mobile World Congress 2023, a Nokia anunciou um logo, que ainda apresenta suas mesmas letras, mas agora é significativamente diferente do logotipo clássico. Com esta etapa, a empresa quer se apresentar para o mercado como uma empresa de inovação e tecnologia B2B e ainda mostrar que a Nokia está engajada nas redes digitais e na digitalização industrial.

    A reformulação do logotipo e da marca da Nokia foi a primeira grande reformulação da empresa em quase 60 anos. O fabricante percorreu um longo caminho desde a sua fundação em 1865 como fabricante de papel. O primeiro logo da Nokia surgiu em 1871 e trazia uma cabeça de salmão, uma referência ao rio Nokianvirta, perto do qual foi construída a fábrica de celulose e que deu nome à empresa.

    Nokia Logo

    Revelado no Mobile World Congress, o novo logotipo deu adeus ao tipo de letra clássico da Nokia e substituiu-o por uma abordagem mais geométrica e abstrata. Essa simplificação visa atingir “o grau certo de evolução visual para que o logotipo icônico ainda seja instantaneamente reconhecível”. Mas o resultado é que as letras individuais da Nokia foram despojadas e cortadas tanto que é mais um eco distante do logo anterior.

    Nokia Logo

    Lippincott, que trabalhou na reformulação da marca e colaborou com a Nokia nos últimos 15 anos, diz que isso foi feito para que as letras do logo“só sejam lidas como ‘Nokia’ quando [aparecem] juntas”. Além disso, as formas das letras N, O e K foram reaproveitadas como gráficos ousados para usar em todo o conteúdo, para que cada comunicação da marca seja “distintamente Nokia”. Confira:

    Nokia lança novo logotipo para refletir mudança de direcionamento da marca

    Acompanhada por uma paleta de cores e imagens brilhantes e intensas, a Nokia também ajustou seu propósito de marca, que agora se lê como: “Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto”.

    Em uma postagem no blog da empresa sobre o anúncio, Pekka Lundmark, presidente da Nokia, disse: “Nossa nova identidade visual captura a Nokia como somos hoje, com energia renovada e compromisso como pioneiros da transformação digital. Construímos a herança do logotipo anterior, mas o tornamos mais contemporâneo e digital, para refletir nossa identidade atual”.

    Nokia lança novo logo

    Essa abordagem despojada não é novidade, é claro, e é uma tendência que normalmente ocorre quando marcas tradicionais ou estabelecidas (especialmente em tecnologia, comunicação ou espaço automotivo) querem seguir uma direção aparentemente mais contemporânea.

    Nokia Logo

    Os primeiros comentários nas redes sociais compararam a mudança da Nokia ao confuso logo da Kia de 2021, com alguns dizendo que é “colocar o Kia na Nokia”. Outros questionaram sua legibilidade durante um período em que o reconhecimento e a acessibilidade da marca deveriam ser primordiais.

    O logo da Nokia, que se tornou bem conhecido pelos usuários de telefones celulares e já foi a marca mais cara entre os fabricantes de telefones, apareceu em 1966 e quase não mudou desde então. Por enquanto, ele permanecerá inalterado nos smartphones Nokia produzidos pela HMD Global. A marca Nokia Mobile acabou de lançar o Nokia G22, que é possível de ser reparado pelo próprio usuário.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Coleção celebra o 27º aniversário da obra de Eiichiro Oda

    Novidade chega acompanhada do sabor 'Cookies Bauducco Fini Tubes Pinta Língua'

    A patrocinadora global dos Jogos Olímpicos 2024 montou espaço exclusivo na Faria Lima, em SP, para receber os torcedores com transmissão dos jogos

    Com notas de comestíveis, linha exala aroma de doce de leite, brigadeiro e casquinha de baunilha em itens para uma rotina de skincare simplificada

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,692FãsCurtir
    153,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    50,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade