A Netflix é talvez o serviço de streaming mais popular do planeta com inúmeros lançamentos todos os anos. E entre as produções algumas costumam causar polêmicas em diferentes níveis, e a mais recente envolve o curta animado O Cão e o Menino (The Dog and The Boy), que está disponível no canal da Netflix Japão e inteligência artificial. Confira:
O vídeo tem pouco mais de três minutos de duração e acompanha um menino que descobre um cão robô antes de serem separados por uma grande tragédia. Todos os cenários e panos de fundo que aparecem no curta foram criados por uma Inteligência Artificial (IA) e é isso que está gerando toda a polêmica em torno do projeto.
Segundo um post feito nas redes japonesas da Netflix, o projeto é “um esforço experimental para ajudar a indústria do anime que atualmente está com uma escassez de mão de obra.” Alguns usuários defendem que o uso de Inteligência Artificial para a criação de produções é um modo de desvalorizar o trabalho feito por um humano. As cenas geradas por IA em O Cão e o Menino foram todas validadas por uma equipe humana.
O Cão e o Menino foi feito em uma parceria entre Netflix e o WIT Studio, que também vem recebendo comentários negativos sobre o uso da IA no projeto. Um usuário do Twitter chegou a comentar que a Netflix demitiu centenas de animadores e cancelou projetos de animação e agora justifica o uso de IA pela escassez de mão de obra.