No mundo em que vivemos atualmente, histórias ganham vida e se espalham rapidamente através das redes sociais, sejam elas boas ou não. E é baseado em uma dessas histórias que o filme O Meme do Mal (Grimcutty) chegou ao catálogo do Star+ para ajudar a celebração do mês do Halloween.
O filme é dirigido e escrito por John Ross e tem no elenco nomes como Sara Wolfkind, Shannyn Sossamon, Usman Ally, Callan Farris, Joel Ezra Hebner, entre outros.
De acordo com a sinopse de O Meme do Mal, na trama iremos acompanhar uma adolescente e seu irmão mais novo, que juntos devem tentar parar um aterrorizante meme da internet (Grimcutty) que foi trazido à vida em decorrência da histeria de seus pais.
No filme a criatura Grimcutty deixa as famílias em pânico, e a sua aparência remete à imagem da Momo, que surgiu na internet em 2018. Momo era de fato uma figura assustadora com grandes olhos e um sorriso de dar medo, e segundo a lenda era também amaldiçoada. Na época existia uma teoria de que esse personagem aparecia nas redes sociais de crianças, pedindo informações pessoais. Também houve uma corrente que afirmava que Momo induzia jovens a se machucarem através de uma série de desafios.
Devido a proporção que a lenda de Momo ganhou, principalmente do possível risco entre as crianças, logo especialistas foram atrás de explicação sobre a origem de Momo e descobriu-se que a figura que serviu de base para a criação da lenda de Momo tratava-se da foto de uma escultura intitulada Mother Bird (Mãe Pássaro, em tradução livre).
A obra de arte foi feita peloartista japonês Keisuke Aiso e exibida em uma galeria de arte em Tóquio. Após ver sua obra se transformar negativamente na internet, o artista resolveu destruí-la.
O Meme do Mal está disponível no Star+.