Apesar do bom catálogo e de seus originais ganhando cada vez mais destaque, o Prime Video (serviço de streaming da Amazon) sempre recebeu críticas no que dizia respeito à sua interface e usabilidade. O visual chapado e até ultrapassado do Prime Video contrasta com a fluidez e modernidade de seus concorrentes, principalmente a Netflix que nesse sentido possui o melhor streaming. Mas isso está prestes a mudar.
A Amazon anunciou hoje uma grande reformulação em seu Prime Video deixando o serviço muito mais atual, bonito e intuitivo. O streaming vai contar com uma barra de menu lateral, um ‘Top 10’, um destaque maior para os conteúdos originais com as imagens de capa maiores no estilo pôster, um sistema de busca mais inteligente e eficiente, entre outros recursos.
Uma das maiores confusões por parte dos usuários do Prime Video era a de saber se um conteúdo estava ou não incluso em sua assinatura ou se era necessário comprar/alugar para assisti-lo, ou até mesmo se estava disponível somente em um de seus canais. Para resolver essa questão a Amazon substituirá a pequena etiqueta de “incluído no Prime” por uma linha mais clara com o texto e um símbolo de “check” azul.
De acordo com Helena Cerna, Diretora Global de Produtos Prime Video, “parte dessa reformulação da interface do streaming é para assegurar que os assinantes tenham um entendimento claro da dimensão do nosso conteúdo e também entender o que está incluso em sua assinatura”.
O trabalho para a reformulação do Prime Video começou há 18 meses atrás, e ainda segundo Helena a Amazon tomou o tempo necessário para a mudança, sem pressa, pois a escala do serviço é enorme, com milhares de dispositivos diferentes na qual o aplicativo está disponível, além de milhões de assinantes em mais de 200 territórios.
E justamente pelo tamanho da mudança, a atualização será liberada por etapas até sua conclusão no fim do verão americano (setembro no Brasil). Nesta semana a nova versão do Prime Video deve chegar às smart TVs e dispositivos como Roku, Chromecast, Apple TV e o próprio Fire TV da Amazon.
Nos próximos dias é a vez dos usuários Android receberem a nova interface, já os usuários de iOS que acessam o Prime Video através de iPhones e iPads, e até mesmo através do site da Amazon terão que esperar um pouco mais, já que segundo a empresa a atualização para esses dispositivos serão lançados “para frente”.