Não dá para negar a força estrondosa que o Twitter tem entre os mais novos e um estudo da plataforma em parceria com a agência Sparks & Honey desvendou as tendências que mais moldam as conversas da Geração Z, que é responsável por 52% dos Tweets em 2020. O estudo analisou dezenas de milhares de Tweets e, a partir deles, foram mapeadas 10 tendências emergentes para se atentar.
A Geração Z é classificada pelas pessoas nascidas entre os anos 90 e 2010, que cresceram junto com as transformações tecnológicas e foram moldadas por essas mudanças. A relação com a Internet e canais digitais é mais forte do que nunca, visto que esse público não conhece um mundo sem essas ferramentas.
Você pode conferir e entender mais sobre as gerações e como as marcas podem se conectar com todos os públicos clicando aqui para acompanhar um estudo publicado pela TATO sobre o tema.
Confira as tendências que movem a Gen Z no Twitter:
- Identidade mista
As pessoas não querem ser colocadas dentro de caixas, e como desafiadores do convencional, o Twitter é o espaço onde dialogam sobre e resistem ao que ainda é socialmente imposto.
Foi possível acompanhar um aumento de 76% no volume de Tweets com o termo “não-binário” dentro dessa audiência, e entender que a plataforma é um lugar mais livre, onde diferentes realidades se encontram para trocar informação, e isso permite que as pessoas explorem sua identidade por completo.
- Micro Tribos de Nicho
Com conversas sobre representação e identidade em crescimento constante, a Geração Z tem procurado categorias de nicho de interesse e sub-gêneros para achar suas necessidades de expressão específicas. Por exemplo, a comunidade de entusiastas de cristais cresceu 75% de 2020 para 2021.
O Twitter é um espaço para se conectar com indivíduos com ideias semelhantes, não importa o quão distantes ou incomuns sejam seus interesses.
- Economia de massa
As vozes da Geração Z e sua compreensão nativa de plataformas sociais causa um impacto massivo no diálogo ativista.
Hashtags relacionadas a banda de K-Pop BTS, por exemplo, aparecem com frequência entre as hashtags mais populares do Brasil, e isso se deve ao poder dos fandoms, que usam sua influência para levar a atenção a causas.
Os fandoms associados ao ativismo, se tornaram uma prática das comunidades que se unem para gerar impacto no mundo real — como proteger o Pantanal e a Amazônia, por exemplo. Os fãs de K-Pop estão cada dia mais lutando pela igualdade por meio do ciberativismo:
- Sede por mudança
A Gen Z é apaixonada, e usam o Twitter não só para chamar atenção para o que é certo mas também para ativar seus valores. E enquanto gerações anteriores talvez tenham operado entre sistemas formais, os Zs não vão esperar problemas estruturais serem abordados. Para eles, o Twitter é uma forma de catalisar o pedido de mudança, e eles o usam persistentemente e com urgência, até suas vozes serem reconhecidas.
- Ressignificação de ícones
Existe o empenho para ressignificar ícones tradicionais e ideais, além de substituí-los por novos sistemas e instituições que estão mais alinhadas com seus valores. Mesmo que haja uma resistência de outras gerações às suas demandas progressistas.
O Twitter pode ser visto como uma ferramenta para a Geração Z explorar, discutir e trabalhar os novos ideais e sistemas enquanto buscam substituir os antigos que determinaram como antiquados, ineficientes, e conflitantes com suas visões de mundo.
- Conexão Constante
Constantemente conectados, a Geração Z enxerga o Twitter como uma fonte sólida de informação, mas também é um recurso valioso para o escapismo, conhecido como “Twittertainment” (em tradução livre, “Twitternimento”).
- Sabedoria antiga
Por mais que valorizem muito sua conexão digital, a Geração Z também busca conexão espiritual, baseada em ensinamentos e conhecimento ancestral. Seja um esforço para equilibrar sua dependência digital ou relacionada à alta incerteza e ansiedade dos últimos anos, é notável o retorno para práticas antigas.
Tweets relacionados a Astrologia entre a Geração Z, por exemplo, aumentaram 51% em volume ano após ano. Twitter Psicodélico é outra categoria que cresceu especialmente durante a pandemia como forma de terapia e autoconhecimento.
- Pequenos Marcos Importantes
A internet adora celebrar alegrias do dia a dia tanto quanto grandes marcos. Seja fazendo um teste de direção ou mudando o estilo de cabelo, essas celebrações menores, ou #smalljoys (#pequenasalegrias), acontecendo por todo o Twitter nos dizem que esses pequenos marcos importantes foram celebrados com tanto entusiasmo quanto os grandes momentos.
- Celebridades do Cotidiano
O próprio conceito de celebridade está evoluindo com a Geração Z usando o Twitter para elevar vozes do cotidiano e destacar lugares improváveis da internet. E o que qualifica uma “celebridade”? Até isso está mudando, com 77% da Geração Z do Twitter se auto considerando como influente, de acordo com uma pesquisa recente da GWI.
- Mashup
Para a Geração Z, o Twitter não é só um lugar para compartilhar novidades: é um escape para a criatividade e reinvenção formado por um senso de humor único. Essas narrativas compartilhadas pela Geração Z são referências para a cultura pop em camadas tão profundas que há quase um sentimento perpétuo de “quem sabe, sabe” para esses híbridos culturais únicos.
Desde que a Geração Z aprecie a arte de conectar fragmentos estabelecidos da cultura pop e histórias-do-momento, esses mashups provavelmente continuarão a saciar a busca de momentos de diversão.