Mais
    InícioBreak PublicitárioSemana do Consumidor | Break Publicitário #46

    Semana do Consumidor | Break Publicitário #46

    Nesse episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre a Semana do Consumidor

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    No dia 15 de março acontece oficialmente o Dia do Consumidor, porém com inspiração na Black Friday algumas marcas surgiram com a “Semana do Consumidor” para promover descontos e ofertas neste período.

    Nesse episódio do Break Publicitário, Matheus FerreiraErik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre as oportunidades para as marcas aproveitarem a Semana do Consumidor, a relevância da data no Brasil, produtos mais desejados nessa data e muito mais.

    O surgimento do Dia do Consumidor

    A data oficial do Dia do Consumidor surgiu em 1962, quando o presidente americano John F. Kennedy realizou um discurso sobre os direitos dos consumidores no dia 15 de março.

    Quando criou a comemoração, Kennedy fez um discurso no Congresso americano elencando quatro direitos do consumidor: de ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha. Mais tarde, a data foi chamada de Dia Internacional dos Direitos do Consumidor.

    A chegada da data no Brasil

    Em meados dos anos 60, mais ou menos no mesmo período do discurso de John Kennedy, foi aprovada a Lei Delegada nº 4 aqui no Brasil para “assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”. Junto com a lei, surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor.

    Em 1990, os consumidores brasileiros ganharam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando a Lei 8.078/90 foi sancionada. O código regula todas as relações de consumo e estabelecimentos precisam disponibilizar uma cópia para os clientes.

    No Brasil, a data que celebra o Dia do Consumidor nunca foi utilizada comercialmente de maneira tão intensa e quem percebeu essa oportunidade foi o Buscapé, que começou a trabalhar com a data em 2014.

    A ideia da “Semana do Consumidor” chega com um impulso forte da Black Friday, que acaba movimentando o mês inteiro, e as marcas querem fazer com que o mês de março tenha o mesmo é feito, distribuindo descontos e promoções para os consumidores.

    A data é válida, visando que março realmente costuma ser um mês de baixa no mercado, após um grande período de festas.

    Produtos mais desejados para a data

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Social Miners sobre intenção de compra no Dia do Consumidor de 2020, mas que continua valendo, algumas das categorias de produtos mais desejadas nessa data são:

    • Eletrônicos e Informática (43,2%)
    • Eletrodomésticos e Eletroportáteis (38,2%)
    • Moda e Acessórios (36,1%)
    • Viagem e Lazer (12,2%)

    Relevância da data no Brasil

    A comemoração do Dia do Consumidor celebra também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. A Lei nº 8.078, sancionada por Fernando Collor de Mello, é de 11 de setembro de 1990, mas foi instituída 180 dias depois.

    No Brasil, diversos sites prometeram oferecer descontos para o consumidor durante essa semana. A data, entretanto, ainda é pouco conhecida Levantamento do Google mostra que apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018. Mas quando a data é explicada, 81% afirmam que desejam comprar.

    Oportunidades

    Com a popularização da Semana do Consumidor no mês de março aqui no Brasil, existem algumas oportunidades que podem acabar surgindo tanto para as marcas, quanto para os consumidores, como por exemplo:

    Crescimento da data

    O crescimento da data pode fazer com que os consumidores tenham uma expectativa maior para realizar compras no mês de março, aguardando a Semana do Consumidor do mesmo modo que esperam pela Black Friday.

    Retomar vendas fracas do início do ano

    Com o crescimento da data, é possível retomar também as vendas fracas do início do ano, pois janeiro e fevereiro não possuem datas comemorativas voltadas especificamente para o consumo.

    Neste ano em específico tem a retomada das atividades

    Além desses outros dois pontos, há também a retomada das atividades com mais tranquilidade, por conta do bom resultado demonstrado pelas vacinas, o que leva o consumidor a querer vivenciar mais momentos fora de suas casa e, consequentemente, consumir mais.

    Pouco efeito nas vendas

    De acordo com uma publicação realizada pelo Valor Investe, a Semana do Consumidor deve surtir pouco efeito nas vendas dos varejistas neste ano.

    “Independentemente da promoção que vem agora é muito difícil o comércio alavancar venda em espaço curto de tempo e em uma data que não tem grande relevância”, diz a economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Izis Ferreira, observando que a perspectiva de crescimento do varejo no ano passou de 0,9% para 0,5%.

    Embora a visão seja um pouco pessimista, a economista tem um ponto importante de que o espaço de tempo para começar a divulgar promoções e campanha entre o Dia Internacional das Mulheres (08 de março) é curto até o Dia do Consumidor, mas isso não muda o fato de que trabalhar estratégias neste ano pode fazer com que os consumidores conheçam cada vez mais a data de maneira gradativa nos próximos anos.

    Marcas que pegaram carona no evento

    Nessa semana algumas instituições financeiras aproveitaram para distribuir descontos para seus devedores e uma delas é o Itaú, que de acordo com um Tweet realizado ofereceu para uma única cliente mais de 47 mil reais de desconto.

    https://twitter.com/eduardamam/status/1503029445828952070

    Ponto e Casas Bahia

    Além disso, Ponto e Casas Bahia, duas marcas da Via, aproveitaram para oferecer benefícios diferentes para oferecer até 70% de desconto para seus consumidores.

    O Ponto estreia a campanha “Seu desejo é uma ordem” nas redes sociais para oferecer cupons de desconto, frete grátis e condições de pagamento únicas. Enquanto Casas Bahia apostou em até 70% de desconto, pagamento facilitado em até até 30x sem juros nos cartões da marca e frete grátis.

    Americanas

    Nas lojas Americanas, a Semana do Consumidor promove produtos com até 80% de desconto, além de até 50% de cashback em compras pagas com Ame Digital, cupons de descontos exclusivos e frete grátis.

    Procon

    O Procon aproveitou a Semana do Consumidor no Distrito Federal para auxiliar as pessoas a conseguir descontos em dívidas com empresas de telefonia.

    Considerações finais

    Não há dúvidas de que promoções e descontos sempre serão bem-vindos pelos consumidores – contanto que sejam realmente reais e não falsos, como acontece na Black Friday. O Dia do Consumidor e a Semana do Consumidor são boas oportunidades para marcas se destacarem e se conectarem com seus clientes e contam com um grande potencial para ser um sucesso.

    Março é um ótimo mês para promover um festival de ações que incentivam o consumo devido a baixa no mercado dos meses anteriores e, em breve, se as marcas continuarem tentando emplacar a data, é bem possível que acabe se tornando uma tradição no mercado brasileiro.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre a Semana do Consumidor na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Coleção celebra o 27º aniversário da obra de Eiichiro Oda

    Novidade chega acompanhada do sabor 'Cookies Bauducco Fini Tubes Pinta Língua'

    A patrocinadora global dos Jogos Olímpicos 2024 montou espaço exclusivo na Faria Lima, em SP, para receber os torcedores com transmissão dos jogos

    Com notas de comestíveis, linha exala aroma de doce de leite, brigadeiro e casquinha de baunilha em itens para uma rotina de skincare simplificada

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,692FãsCurtir
    153,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    50,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade