As mulheres ainda sofrem muito assédio, mas não apenas as mulheres como o chatbot do Bradesco também sofreu dessa violência. Pensando nisso, o Bradesco lançou uma campanha no ano passado contra assédio junto com a sua IA, a BIA, que no Dia Internacional da Mulher foi reconhecida pela Unesco em um relatório sobre os efeitos da Inteligência Artificial na vida profissional das mulheres.
No documento, o Bradesco figura como referência no uso responsável da BIA no combate ao assédio de gênero, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo.
A campanha tinha como objetivo conscientizar o público e colaborar para a construção de uma sociedade mais igualitária, de respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. O filme, veiculado em rede nacional, registrou mais de 194 milhões de visualizações no meio digital, tornando-se o comercial do YouTube mais assistido no país em 2021.
Assim como outros chatbots que foram personificados como femininos, a BIA foi alvo de assédio. Só em 2020, ela recebeu mais de 90 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que não seja uma mulher real, esse cenário revela os desafios enfrentados pelas mulheres diariamente.
Na campanha do ano passado, o Bradesco mostrou agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações foram representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostrou a mudança de tom das respostas da Inteligência Artificial, posicionando de forma contundente o combate ao assédio.
Em 2021, o banco ainda anunciou apoio à iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO, ao atualizar as respostas da assistente virtual a fim de ajudar a redefinir as visões sobre gênero.
A atualização das respostas da assistente virtual, a BIA, também foi estendida à inteligência humana – as atendentes do Bradesco receberam diretrizes de resposta atualizadas para prevenir o assédio.
Além disso, essa ação influenciou o trabalho de times de RH, Marketing e Tecnologia do banco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), que provocam reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+.
Dentro da empresa, as iniciativas ganharam até um lema: “Violência contra a Mulher. É da nossa conta” e marcam o compromisso do Bradesco em desenvolver e implementar políticas e procedimentos e garantir um ambiente de trabalho seguro.
No banco, são promovidos diversos eventos, interno e externo, e debates com profissionais qualificados no tema. As campanhas de comunicação e conscientização também fazem parte do projeto.