Nos últimos tempos temos acompanhado um grande número de empresas se posicionando a favor de causas sociais importantes como casamento igualitário, igualdade de gênero e tudo mais.
No entanto, muitas vezes nós deixamos de lado a questão racial pela falsa sensação de que o preconceito com negros em nosso país é algo já superado. E isso nunca ficou tão claro pra mim na publicidade, como neste post realizado pelo pessoal dos Laticínios Itambé, onde abordaram sem alarde nem preconceito uma família completamente negra para divulgar o produto Nolac.
É engraçado porque eu já vi propagandas com negros, mas ou estavam sempre juntos de outras pessoas brancas na constituição de família, ou então totalmente descaracterizados buscando algo mais excêntrico, como acontece muito em peças de moda.
O resultado foi uma comoção geral de ativistas sociais que simplesmente adoraram a atitude da empresa. Já são quase 10 mil likes no post, além de 320 comentários quase em sua maioria todos positivos. Algo completamente incomum para os outros posts da página.
Ver uma família comum, com um rosto comum causar estranhamento como me causou, me prova que os estereótipos ainda dominam e causam impactos grandes, ainda que inconscientes. E é incrível saber que existe uma marca como a Itambé, capaz de pensar nos pequenos detalhes pra tentar transformar o mundo num lugar melhor.