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    Mercado Livre lança campanha para o Dia Nacional da Visibilidade Trans

    Para passar uma mensagem importante e de forma leve, o filme transformou reivindicações da comunidade trans em passos de dança voguing

    EM GKPB.COM .BR

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    Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado amanhã (29/01), o Mercado Livre lançou uma campanha com uma mensagem importante sobre visibilidade, a “Passos para Visibilidade”. O filme traz um manifesto junto com uma coreografia de voguing, estilo que nasceu dentro dos ballrooms, entre os anos 60 e 80, e foi criado por pessoas trans negras, latinas e periféricas dos EUA.

    Criada em parceria com a GUT São Paulo, a campanha é inspirada em manifesto coletivo assinado por Luh Maza, primeira roteirista trans e negra do país, com reivindicações colhidas junto à comunidade trans do Mercado Livre. Com isso, foram escolhidas palavras-símbolos para representar a luta trans e celebrar esta comunidade: liberdade, cidadania, união, coragem e igualdade.

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    Campanha do Mercado Livre para o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

    “Estamos falando de visibilidade e o que sinto é que a intenção do Mercado Livre foi justamente emprestar seu poder de visibilidade para a discussão da pauta trans. Foi quando aceitei a proposta de desenvolver essa campanha que tem o olhar trans no DNA desde o início a partir de depoimentos de colaboradores trans do próprio Mercado Livre”, enfatiza Luh Maza. “Meu maior orgulho foi ter feito o filme com uma equipe transcentrada, ou seja, formada por maioria de pessoas trans. Não só porque festejamos nossas conquistas que pavimentaram este encontro, mas também porque mandamos um recado importante ao mercado audiovisual mostrando que existimos e estamos capacitados para diferentes funções criativas”, completa a roteirista. 

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    Além de impulsionar conversas sobre o tema, a campanha também celebra a arte e cultura da comunidade trans por meio do voguing. A bailarina Zaila Barbosa, mulher trans e integrante dos coletivos auto-organizados de apoio a pessoas LGBTQIA+, House of Zion e Casa de Candaces, coreografou a performance do filme, buscando inspiração na importância do movimento de expressão de identidade de gênero por meio da arte corporal.  

    Além do vídeo, para amplificar ainda mais a discussão em torno da data e da cultura, a campanha conta com um desafio no TikTok. Com a hashtag #PassosParaVisibilidade, os usuários poderão reproduzir os passos da dança voguing e compartilhar para mais pessoas.

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    Os influenciadores Urias, Pepita, Dante Olivier, Bruno de Almeida, Beta Fala e a coreógrafa Zaila também vão participar da campanha, compartilhando seus passos nas redes sociais e, consequentemente, dando voz à discussão e representatividade da data. 

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    Alinhado ao trabalho de responsabilidade social conduzido pelo Mercado Livre na América Latina, os usuários da plataforma ainda vão poder contribuir com doações para instituições que trabalham junto à população LGBTQIA+, por meio do Botão Doar.

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    As beneficiárias são Casa Neon Cunha, de São Bernardo do Campo (SP), Casa Chama, de São Paulo (SP), e Casa Miga, de Manaus (AM). A campanha de doações vai até o dia 15 de fevereiro e para doar basta acessar o aplicativo do Mercado Pago, clicar no Botão Doar, escolher para qual instituição deseja contribuir e definir a quantia (de R$ 5,00 a R$ 1.000,00) e a forma de pagamento. 

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