O Big Brother Brasil tem conseguido se reinventar para conquistar números impressionantes, que empolgam o mercado publicitário. E depois de conquistar um recorde de faturamento em 2021, agora a TV Globo tem planos ainda mais audaciosos para o reality. Com 12 cotas de patrocínio principais, mais as chamadas cotas dinâmicas, a emissora conseguiu a renovação de todos os 8 principais cotistas do ano passado, e ainda deu espaço para novos anunciantes. Confira abaixo quem são os patrocinadores do BBB 22 já confirmados e quanto custa cada uma das cotas principais de patrocínio do programa.
Índice
Números do BBB21
A Globo iniciou seu plano comercial fazendo uma defesa da última temporada do reality realizada em 2021. De acordo com a emissora, desde 2007 o público não passava tanto tempo assistindo BBB. No ano passado o público assistiu em média 68% do que foi exibido. Passando em média 47 minutos por dia ligados no BBB21. Isso acabou refletindo em 40% mais tempo do que no ano passado.
Público
No linear o público do BBB é composto em sua maioria por pessoas com mais de 35 anos. De acordo com o plano comerical da emissora, 65% de pessoas que assistiram o BBB21 na TV Globo tinham mais de 35 anos e 71% dos que assistiram pelo Multishow faziam parte da mesma faixa etária.
No Gshow e no Globoplay, o cenário é mais equilibrado. Ainda assim, a faixa dos 25 aos 34 anos é a que se destaca.
Cerca de 163 milhões de espectadores foram alcançados pelo programa na TV Globo, 21 milhões de espectadores pelo multishow durante todo o período e 24 milhões acessaram o site do BBB mensalmente. 4.7 milhões de internautas comentaram sobre o BBB no Twitter.
Marcas participantes
Neste ano pelo menos 15 marcas já estão com presença confirmada com algum tipo de cota de patrocínio no programa. São elas: Americanas, Avon, Picpay, C&A, Amstel, P&G, Seara, Above, Hypera Pharma (Engov After, Neosaldina e Vitasay), Quinto-Andar, McDonald’s, Coca-Cola, 99, Tiktok e Fiat.
Para este ano, a marca estabeleceu regras rígidas sobre o que os patrocinadores podem ou não podem fazer em seus canais com qualquer conteúdo que tenha relação com o programa. Nós discutimos isso em nosso podcast Os Mandamentos do BBB22.
Cotas e valores
No ano de 2022 a emissora dividiu o seu plano comercial em 3 categorias de cotas de patrocínio. São elas: Big, Camarote e Brother. Abaixo reunimos um listagram com todos os patrocinadores das cotas disponíveis para o programa e também quais os valores divulgados pela própria empresa para cada uma destas cotas.
Cota Brother – Valor: R$ 11,8 milhões
A cota Brother vai permitir que o patrocinador possa ter ações de conteúdo na TV Globo, com o patrocínio de uma festa, ação customizada e prova bate e volta; estratégia de break na TV Globo e no Multishow, repercussão no Multishow e Cobertura Digital.
Neste ano outra quatro marcas já garantiram seu espaço. São elas Above, Engov, Quinto Andar e McDonald’s.
Cota Camarote – Valor: R$ 69,4 milhões
A cota Camarote vai garantir uma grande exposição dos patrocinadores. A cota inclui cobertura completa do BBB no Multishow, Chamadas e vinhetas na TV Globo e Multishow, ações de conteúdo na TV Globo e no Digital, programa reencontro e estratégia de social media unificada.
A Cota Camarote já foi preenchida por quatro anunciantes que marcaram presença no ano passado: C&A, Amstel, P&G e Seara.
Cota Big – Valor: R$ 91,9 milhões
A cota Big garante a aparição das marcas em todos os pontos de contato do programa, com entregas premium e exclusivas. O cotista Big estará presente em toda jornada do fã, independente do canal ou plataforma em que ele estiver, incluindo chamadas e vinhetas na TV, estratégias de Break, ações de conteúdo, inserções exclusivas produzidas pelo programa, prova de resistência, Plantão BBB e cobertura no digital.
Três patrocinadores que estiveram presentes no ano passado renovaram a maior de todas as cotas de patrocínio. São eles: Americanas, Avon e PicPay.
Cotas dinâmicas
Além das três cotas principais, o BBB22 também está oferecendo algumas cotas dinâmicas para outras marcas que queiram participar do programa com investimentos menores e valores customizados.
A cota diâmica vai comercializar espaços como Mercado, Pagamento, Almoço do Líder, Almoço do Anjo e Cinema.
99 assume como patrocinador da cota Almoço do Anjo, Americanas e Picpay seguem como mercado e método de pagamento, respectivamente; e Coca-Cola continua com o cinema do Líder.
O Tiktok ainda garantiu o patrocínio da cota do CAT BBB, que nos últimos anos já tinha ganhado anunciantes avulsos, como Facebook e Hotéis.com.
Ao todo o BBB22 contempla 95 episódios de reality mais um episódio especial chamado de O Reencontro. O programa tem estreou no último dia 17.