Mais
    InícioInovaçãoGoogle Assistente lança nova opção de voz no Brasil

    Google Assistente lança nova opção de voz no Brasil

    A nova voz não apresenta um gênero e chega para trazer mais diversidade e inclusão na forma de se comunicar com o Google Assistente

    Publicidade

    Após lançar jogos de voz com a Turma do Chaves, agora será possível contar com uma segunda opção de voz brasileira para o Google Assistente em seu smartphone, tablet ou dispositivo inteligente.

    Para evitar o reforço de rótulos ou estereótipos que costumam ser associados a assistentes virtuais, as opções de vozes serão classificadas em cores (vermelho ou laranja), no lugar de gênero. Quem baixar o Google Assistente hoje poderá inclusive receber a nova voz como padrão – para os novos usuários, as duas opções serão distribuídas aleatoriamente na proporção de 50% cada.

    Continua depois do anúncio

    A novidade foca em trazer mais diversidade e inclusão na forma de se comunicar com o Assistente, permitindo a escolha de uma voz com a qual a pessoa mais se identifique. “O objetivo do Assistente é ser uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas. Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia”, diz Maia Mau, head de marketing do Google Assistente na América Latina.

    WaveNet – a inteligência por trás da nova voz

    Desenvolvida pela DeepMind, empresa de inteligência artificial da Alphabet, a WaveNet é a tecnologia que está por trás da nova voz do Google Assistente no Brasil. Trata-se de uma rede neural geradora de ondas sonoras, capaz de criar falas mais realistas. O resultado são interações mais naturais, com respostas que seguem ritmos e entonações mais parecidos com os de uma conversa entre pessoas.

    Para se ter uma ideia do potencial da tecnologia, a WaveNet consegue criar uma voz do zero a partir do aprendizado de máquina, utilizando como base, em média, 16 mil modelos de falas para cada segundo de conversa gerada.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Essa inteligência também permite realizar transições contínuas entre palavras e frases, ao contrário da técnica anterior, que fazia uma ‘costura’ entre diversos sons gravados por um único dublador. O resultado eram frases mais robóticas e difíceis de serem ajustadas.

    Como utilizar a nova voz

    Para dispositivos inteligentes, o comando “OK Google, mudar a voz do Assistente” encaminhará para as configurações no app Google Home, onde você poderá fazer as alterações.

    Continua depois do anúncio

    Caso você queira testar o novo assistente, a companhia preparou algumas frases com o intuito de facilitar essa interação. Confira:

    • “OK Google, mudar a voz do Assistente.”
    • “OK Google, quem é você?”
    • “OK Google, quem criou a sua voz?”
    • “OK Google, descreva sua personalidade.”
    • “OK Google, o que você pode fazer?”
    Publicidade

    Últimos stories

    Estrela lança Banco Imobiliário...

    No jogo, uma das mudanças é que ao invés do jogador ir para a prisão, ele vai para uma fila

    Pardal Sorvetes lança picolé...

    O lançamento é uma edição limitada da marca, com apenas 150 unidades à venda

    Cinemark anuncia Combo de...

    Para celebrar a estreia do filme, a rede aposta em combo com copo colecionável exclusivo inspirado no personagem

    Black Friday do Bob’s...

    Consumidores que comprarem qualquer trio nas lojas físicas ganham um mill-shake de 300ml grátis
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    T_jama lança coleção inspirada em La Casa de Papel

    E antes mesmo de conseguirmos superar a coleção sensacional em parceria com a Netflix, a T_Jama acaba de anunciar uma linha de loungewear...

    Bonduelle anuncia produtos com a Disney

    A Bonduelle anunciou que agora está com produtos licenciados da Disney e traz o icônico casal Mickey e Minnie na linha de Especialidades, nas...

    Burger King fecha parceria com Casas Bahia e Ponto na Black Friday

    O Burger King resolveu apostar em um crossover para essa Black Friday e se uniu as marcas da Via, Casas Bahia e Ponto, para...

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade

    Conecte-se

    64,292FãsCurtir
    117,546SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade