Mais
    InícioGeekSériesNBCUniversal e plataforma Gente apresentam estudo 'Paixão em Séries'

    NBCUniversal e plataforma Gente apresentam estudo ‘Paixão em Séries’

    Estudo apresenta um Raio X do universo das séries no Brasil e no mundo

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Estudo da NBCUniversal revela que representatividade é importante para o público, com personagens que refletem suas realidades sendo decisivos na escolha do conteúdo.
    • A pandemia aumentou o consumo de séries, com 50% dos entrevistados assistindo mais séries, filmes e programas com a família em 2020.
    • Brasileiros amam séries, mas preferem pagar menos ou ter acesso a serviços gratuitos, com 86% considerando as séries seu entretenimento favorito e 52% dependentes de companhia para consumir.

    A NBCUniversal convocou a imprensa para apresentar resultados de um estudo pra lá de interessante que faz um Raio X sobre o universo das séries no Brasil e no mundo. Os dados apresentados no evento “Séries que te movem” mostram um panorama geral dos destaques do universo das séries , do impacto deste conteúdo na população e do perfil do público apaixonado pelas histórias de ficções de TV.

    Representatividade importa

    O estudo mostra que, mais do que ver rostos conhecidos nas telas, grande parte dos brasileiros querem se reconhecer nos personagens:

    1. 69% do público afirmam que encontrar personagens que passam pelas mesmas situações que eles é um fator decisivo na escolha do conteúdo;
    2. 79% sentem que, atualmente, as séries e filmes retratam suas realidades mais do que antes;
    3. 85% dos brasileiros LGBTQIA+ sentem que as séries que abordam o tema ajudaram suas famílias na compreensão sobre diversidade;
    4. 81% que não são LGBTQIA+ disseram que assistir personagens dessa comunidade os fizeram se sentir mais conectados com essas pessoas.

    Impacto da pandemia no consumo de séries

    A pandemia ampliou ainda mais o consumo de séries e seu caráter agregador ficou ainda mais evidente: 50% dos entrevistados afirmaram que assistiram mais séries, filmes e programas com a família em 2020.

    Com o isolamento social, mais gente passou a procurar esse tipo de conteúdo: 45% começaram a assistir novas séries, 47% afirmaram estar assistindo mais séries internacionais do que antes, e 57% disseram que séries são sua principal forma de diversão durante a quarentena.

    Mesmo com uma situação econômica desafiadora, as pessoas assinaram mais serviços e expandiram as horas de consumo de TV ao longo do dia, com aumento principalmente na madrugada e à tarde.

    “Acreditamos que as séries são os conteúdos mais democráticos que existem por representarem um pouquinho de cada um de nós. Há séries para todos os gêneros, classes, gostos e idades. Mas além dessa classificação mais ampla, as séries conversam com os mais diferentes grupos, comunidades e camadas, e têm sido verdadeiramente uma companhia nestes tempos”, afirma Gabriel Williams, responsável pela área de marketing e produto, da NBCUniversal Brasil.

    Brasileiro ama séries mas não gosta pagar por elas

    Ainda de acordo com o estudo, 86% dos brasileiros dizem que as séries são seu entretenimento favorito. Principalmente se estiverem acompanhados. Isso porque 52% deles apontam que o consumo depende de uma companhia: família, filhos, pais, amigos etc.

    49% dos entrevistados concordaram que um menor custo mensal chamaria mais atenção na hora de assinar um serviço de streaming, enquanto 52% afirmou preferir um serviço gratuito com publicidade. Quando fazemos um recorte da classe C, apenas 16% das pessoas estão dispostas a pagar para consumir séries.

    Audiência em crescimento e relevância da TV Paga

    Os dados da pesquisa também apontam que a audiência do gênero na TV por assinatura continua crescendo, mesmo dentro de um cenário altamente competitivo, e teve um incremento de 52% a mais desde 2014.

    Outro recorte expressivo, que vale ser destacado, é que o segmento de canais de séries e filmes foi o que recebeu maior investimento publicitário na TV Paga em 2020, ficando à frente de outros segmentos, como Esportes e Notícias. Foram mais de 2 milhões de horas de séries assistidas neste ano.

    “O alcance da TV paga ainda é grande. Podemos observar isso quando vemos que o Universal TV segue na liderança de audiência da TV por assinatura entre os canais da categoria ‘Filmes e Séries’. O canal registrou um crescimento de 31% de audiência desde 2019, o maior da categoria, tendo um aumento de 46 minutos no tempo médio assistido por dia. Temos hoje as seis séries mais assistidas da TV paga e estamos no 3º lugar geral no ranking”, reforça Gabriel.

    Para saber um pouco mais sobre o estudo, consultar as fontes dos dados e metodologia, acesse a íntegra do material no site da Plataforma Gente.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    Marcas extrapolam universo dos hidratantes labiais com promessa de cuidado para toda a boca

    Neste ano plataforma aposta em abordagem dupla, elogiando ou zoando do gosto musical dos usuários

    Marca traz sabor Queijo Nacho e aposta em nova opção de consumo

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,441FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade