A “TikTokzação” das plataformas digitais está acontecendo de maneira desenfreada e as plataformas não estão nem tentando esconder essa disputa. Após a chegada de anúncios no Reels, agora o Instagram aumenta a duração dos vídeos da ferramenta para 1 minuto.
Ao fim do mês passado, o head do Instagram, Adam Mosseri, publicou em seu Twitter um vídeo explicando que a rede social irá passar por mudanças. De acordo com Adam, as pesquisas da plataforma apontam que os usuários buscam entretenimento e por isso o foco da rede social não é mais ser um “aplicativo de compartilhamento de fotos”.
“Vamos ser honestos. Há uma competição realmente séria no momento. O TikTok é gigante, YouTube é ainda maior e também há muitas outras crescendo. As pessoas estão indo para o Instagram para serem entretidas, há uma competição dura e há mais a fazer, então abraçamos isso. E isso significa mudanças”, explica em vídeo.
O head da rede social ainda explica mudanças significativas na maneira como tudo funciona: o Instagram irá adicionar recomendações ao feed, mostrando conteúdos de perfis que o usuário não segue. A plataforma deve agir de maneira semelhante ao Twitter nesse sentido, focando em “tópicos”, onde o público pode selecionar temas que apareçam mais.
Embora Adam explique que as pesquisas apontam um novo rumo para a rede social, os comentários em sua publicação no Twitter dizem o contrário. Como este comentário do usuário @Em_r98, que até mesmo ultrapassou a publicação original em curtidas.
“Péssima decisão, cara. O Instagram não foi feito para vídeos do TikTok. Instagram é para compartilhar imagens do que queremos mostrar ao mundo. O Instagram é o lar de muitos fotógrafos que mostram sua paixão para o mundo. Ao fazer isso, você está essencialmente nos expulsando, criando uma atmosfera oposta”.
A chegada da atualização atual, onde a plataforma está aumentando a duração dos Reels, mostra que a rede social segue em frente com sua decisão de valorizar ainda mais os conteúdos em vídeo.
O TikTok, alvo principal dessas mudanças, atualmente já conta com duração de 3 minutos para diversos usuários, enquanto novos concorrentes como o YouTube Shorts e o Snapchat Spotlight já contavam com o limite de 1 minuto.
A plataforma promete que será transparente com seus usuários a respeito de novas mudanças e atualizações, então cabe aguardar para saber quais serão os próximos passos. Os Reels de 1 minuto devem chegar aos poucos para todos os usuários do Instagram.