Hoje (13) é comemorado o Dia Mundial do Rock e a Rádio Cidade aproveitou esse momento para apresentar seu novo assistente virtual: o Rockito!
O personagem chega para trazer uma nova forma de interação com o público e marcar um novo momento da rádio, com foco voltado para o streaming e produção de conteúdo em áudio para distribuição multicanal. Além do Rockito, a Rádio Rock do Rio terá uma programação especial com duração de 24 horas.
O diretor criativo da Rádio Cidade, José Roberto Mahr, explica um pouco de como surgiu a ideia de ter esse personagem: “Na verdade, o Rockito meio que já existia. Sempre estivemos muito conectados com o nosso público, então criamos um WhatsApp, e os ouvintes mesmos começaram a chamar o atendente de Rockito, que acabou virando uma espécie de membro da rádio”. Mahr explica que dentro desse universo em que o personagem já convivia com os ouvintes, começou a fazer sentido dar corpo ao Rockito. “Convidei o ilustrador e desenhista Tarso Pizzorno, e tivemos um período para o processo de criação. Alinhamos nossos pontos de vista, como se fosse um laboratório, até chegar no produto final, ou seja, o personagem que estava na cabeça dessas pessoas”.
Fernando Julião, gerente de marketing, acredita que a chegada do Rockito apresenta uma oportunidade de reforço para o merchandising da Rádio Cidade. “As pessoas buscam um ponto focal nas marcas, uma ‘persona’. Acreditamos que o Rockito possa cumprir esse papel e abrir muitas possibilidades, tanto comerciais quanto institucionais. Ele estampará camisetas, e já estamos estudando a viabilidade de termos uma linha de produtos”.
O diretor comercial do Grupo JB FM, Guilherme Rianeli, acha interessante e curioso o fato de que a iniciativa Rockito surgiu nas mãos dos próprios ouvintes, e o personagem acabou ganhando vida de fora para dentro da marca. “Embarcamos na criatividade deles para dar vida ao personagem. Inicialmente, Rockito vai estar presente como imagem, nas redes sociais e estampando camisetas. Em um segundo momento, queremos que ele esteja em mais áreas da rádio, desde programação a eventos e ações, já que há uma afinidade do público com ele”, conta. Rianeli também diz que vê oportunidades comerciais no personagem: “A grande pegada comercial é a possibilidade de associação das marcas com o personagem”.
Havendo um aumento de 22% do consumo de serviços de streaming para ouvir música, o consumo da rádio pela web também vem crescendo: o tempo médio dedicado é de 2h40min ao dia; ano passado era de 2h21min. A Rádio Cidade compõe a publisher número 1 do Brasil e a oitava na América Latina, de acordo com o ranking de streamings da Triton, com mais de 1,1 milhão de conexões mensais e mais de 334 mil ouvintes (usuários únicos).