O YouTube Works é um prêmio consagrado nos mercados dos Estados Unidos e Reino Unido, que chegou ao Brasil em 2020, para enaltecer as marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias mais populares e eficientes veiculadas na plataforma. Recentemente a marca divulgou a lista e já é possível conferir os finalistas deste ano.
No geral são cinco categorias, além do Grand Play, caso que conseguiu reunir o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócios comprovados.
Dentre as categorias, temos a 2020 Reaction, que surgiu por conta do COVID-19 e das dificuldades enfrentadas no ano passado com estratégias que precisaram ser mudadas no meio do caminho ou que se adaptaram bem ao cenário pandêmico. Confira abaixo os finalistas por categoria:
- Brand Building: Celebra cases que, independentemente do objetivo – seja equity, awareness, ad recall, brand recall, ou qualquer outro -, utilizaram a campanha para conseguir lift de marca, seja por meio da escala do YouTube, compreensão de audiências ou das diversas possibilidades em soluções de comunicação oferecidas pela plataforma.
Finalistas: Circuito Brahma Live, Doritos Wasabi e Mac n’ Cheese Sadia. - 2020 Reaction: Premia novas abordagens de marketing por conta do contexto desafiador de 2020, com mudança de estratégia no meio do caminho, formas inusitadas de conquistar a audiência e que usaram o YouTube para dar vida a essa solução.
Finalistas: Circuito Brahma Live, BB Valorize Seu Talento e Live Feirão Chevrolet. - Strategy for Action: Campanhas com call to action baseado em dados dos canais da marca, usando formatos de vídeo próprios do YouTube para gerar conversão, como cliques, encaminhamento para outras páginas, interações de realidade aumentada, etc. e resultados de negócio.
Finalistas: BB Valorize Seu Talento, Live Feirão Chevrolet e 11/11 Americanas. - Data Driven: Melhor uso de inteligência de audiência e analytics do YouTube para desenhar estratégias de campanhas, conectando insights gerados pelo perfil de consumo do vídeo com a linguagem e táticas usadas no anúncio.
Finalistas: Google – GSA Learn Something e Dell YouTube Brandchannel. - Visibility & Inclusion: Campanhas que colocaram em destaque grupos normalmente negligenciados pela indústria e que, a partir disso, tiveram relevância de marca comprovada na comunidade representada e geraram um impacto positivo nesse grupo através do YouTube, criando assim uma conexão mais legítima com a causa abordada.
Finalistas: Bravoz Bradesco e Fábulas da Conexão – Vivo.
Neste ano, o time de jurados reúne nomes com experiência nos mais variados setores, são eles:
- Ana Paula Rodrigues (CMO da Magazine Luiza);
- André França (VP de mídia da W/McCann);
- Danielle Sardenberg (diretora de marketing do Santander);
- Diego Machado (CCO global da AKQA);
- Domenico Massareto (CCO da Publicis Brasil);
- Dora Oliveira (diretora de martech e data analytics da i-Cherry);
- Eduardo Guedes (CMO da Yduqs/Estácio);
- Felipe Pereira (CMO do iFood);
- Joana Mendes (diretora de criação associada da RGA);
- Juliana Sztrajtman (CMO da Amazon Retail);
- Leonardo Romero (CMO da P&G);
- Lica Bueno (sócia e CSO da Suno);
- Marcelo Suarez (CMO da BRF);
- Pethra Ferraz (CMO da XP);
- Rafael Urenha (CCO da DPZ&T).
O YouTube Works deste ano acontece no dia 29 de junho e repetirá o formato adaptado do ano passado, 100% online, com interações ao vivo. Para deixar o clima com a cara da plataforma, criadores de conteúdo estarão presentes na cerimônia.