A Samsung Portugal desafiou o diretor Pedro Varela a produzir um filme sobre a obra Note for a thriller, or film (“Nota para um thriller ou filme” em tradução livre), escrito por Fernando Pessoa há quase cem anos, mas para mostrar o poder da câmera da marca, ele deveria gravar tudo por um Galaxy S21 Ultra 5G.
Assim nasceu o curta “O Ídolo”, uma história em que intriga, mistério e suspense se cruzam com a disputa por um objeto precioso a bordo de um navio transatlântico. Além disso, para a produção do filme, ainda foi recriada a Ecce Film, produtora pensada e desenhada por Fernando Pessoa.
Poucas pessoas sabiam, mas em 2011 foi lançado o livro “Fernando Pessoa – Argumentos para Filmes”, que mostra para o mundo novas facetas do escritor, como seu grande interesse por cinema.
O curta, que teve a produção da Blanche Filmes, concretizou o lema da marca #DoWhatYouCant, de forma que traz para o público a materialização de uma obra escrita há quase 100 anos, mas nunca antes levada ao cinema.
Os fãs que quiserem assistir o curta da obra de Fernando Pessoa, e ver outros conteúdos sobre o projeto da Samsung, podem encontrar tudo de forma gratuita pela página oficial da campanha. Veja a seguir uma sinopse do filme:
O ídolo – Diversos personagens recebem a difícil missão de transportar um objeto de valor incalculável a bordo de um navio que faz a travessia transatlântica entre Nova Iorque e Southampton. Esse jogo arriscado, que mais parece um estudo sobre a natureza humana, é o ponto de partida para uma aventura onde ninguém é quem realmente parece ser.