E a melhor notícia da semana com certeza é da Microsoft. Em um evento que ainda tá rolando em algum lugar do planeta com meia dúzia de jornalistas desanimados a gigande de Redmond acabou de anunciar que o Windows 10 será gratuito para todo mundo que tiver um Windows [original, vale lembrar] a partir da versão 7.
Essa notícia vem pra concluir uma transição muito importante da Microsoft de uma empresa que vende software pra uma empresa de serviços e publicidade. Visto que, no mercado de computadores, ela não tem o subsídio dos lucros do hardware, como a Apple, por exemplo, pode se dar ao luxo de fazer.
Outra coisa interessante é se pararmos pra pensar que o sistema lançado antes do Windows 7 é o Vista, que não chega a 3% de penetração. Pra falar a verdade, quem tá até hoje usando o Windows Vista merece mesmo não receber atualização nenhuma. Então dá pra considerar que o anterior é praticamente o XP, lançado há 14 anos.
Os asteriscos da atualização ainda não ficaram muito claros, mas aparentemente a única restrição até agora é que os usuários do W7 terão que realizar a atualização com o prazo máximo de um ano a partir da data de lançamento do W10, que ainda não saiu.
Não dá pra negar. A Microsoft demorou e, com certeza errou bastante com o Windows 8 e toda a sua neura pela interface de toque, como já abordamos aqui diversas vezes. Mas eles parecem ter, finalmente, acordado pra vida.