A partir de segunda-feira (08/03), no Dia Internacional da Mulher, o aplicativo de transporte 99 vai adicionar uma categoria exclusiva para mulheres no Brasil inteiro. Chamada de 99Mulher, o app vai permitir que motoristas mulheres possam escolher transportar apenas passageiras.
As condutoras podem ligar e desligar a nova ferramenta a qualquer hora por um botão no app. Por segurança a companhia ainda vai checar as informações da pessoa através de documentação e de verificação facial, e já para as passageiras será avisado que foi enviada uma motorista exclusiva para mulheres.
A categoria estava em teste no fim de 2019 apenas em algumas cidades do país, no início do ano a 99 implementou uma fase beta para mais algumas regiões, e agora a ferramenta está disponível para as mulheres de todo o Brasil.
De acordo com a empresa, mais de 78 mil corridas já foram feitas pela 99Mulher nos últimos seis meses. E em testes de eficácia realizados em fevereiro, não houve nenhum caso relacionado à segurança nas corridas.
A iniciativa ainda ajudou a reduzir em 5% as ocorrências de assédio entre julho e dezembro de 2020. “Nossa expectativa é que o lançamento nacional diminua ainda mais os casos, especialmente contra as mulheres”, diz Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99.
Além do 99Mulher, para a segurança das mulheres a plataforma ainda conta com o compartilhamento de rota, a gravação de áudio, as câmeras de segurança e o rastreador de comentários. Que é uma inteligência artificial que identifica denúncias de assédio nos comentários ao fim das corridas, e prioriza acolhimento e suporte à vítima.
Tudo isso faz parte do Mais Mulheres na Direção, um programa para oferecer independência financeira e mais segurança às motoristas. Entre as ações estão: cursos voltados exclusivamente às mulheres, como empreendedorismo e finanças pessoais, além de benefícios, premiações e descontos especiais para elas.