Além da saída de Karol Conka do BBB, outra coisa chamou a atenção do público do Twitter: o desespero da Amstel em tentar provar de alguma forma que foi uma boa escolha gastar os 59 milhões de reais para associar a sua marca à problemática edição 21 do BBB. Isso porque, assim que a participante deixou o programa, alguns influenciadores realizaram postagens pagas pela marca de cerveja com mensagens de empatia. O que gerou uma onda de críticas nas redes sociais.
A ação era para ser entre Preta Gil, Thelma Assis e Pequena Lô. E tinha uma mecânica que funcionaria primeiro com um tweet de Preta, depois com uma resposta da Pequena Lô e de Thelma. O Tweet inicial, de Preta dizia que não concordava com as atitudes da Karol dentro da casa, e questionava se a propagação de ódio e cancelamento seriam o caminho. A resposta da Pequena Lô seguiu o mesmo tom: “Espero que possamos aprender a ter mais empatia”, dizia a publicação.
O público imediatamente começou a criticar o que chamaram de “Empatia Monetizada”. “Gente o povo tá recebendo dinheiro pra ter empatia que issoooo [sic]“, dizia uma das respostas com mais engajamento. Outro comentário analisou o atual contexto dos posts patrocinados nas redes sociais: “é por causa de ações publicitárias pavorosas como essa que a lumena debocha da era dos publiposts [sic]“.
Aparentemente Thelma Assis também chegou a realizar uma resposta, mas no momento em que fomos realizar esta publicação, ela já havia sido apagada.
As marcas que patrocinam o BBB têm enfrentado problemas. Há poucas semanas a Coca-Cola viu sua ação de prova do líder virar um problemão nas redes sociais, que levou, inclusive, o nome do seu concorrente aos Trending Topics do Twitter. Outra marca de cerveja que também se deu mal foi a Skol, que decidiu brincar com o cancelamento de Karol e logo percebeu que não foi uma boa ideia.
A Amstel tem se mostrado bastante preocupada com a repercussão negativa causada pelos conflitos dentro da casa do BBB. Em entrevista ao UOL, a marca confessou que chegou a rever sua estratégia. “Não compactuamos com comportamentos que levam à exclusão e desrespeito…”, disse Vanessa Brandão, diretora de Marketing mainstream de Heineken no Brasil. A marca ainda chegou a criar uma prova em que o pessoal da casa deveria discutir questões sobre diversidade, inclusão e respeito.