Em tempos de quarentena a internet se tornou uma ferramenta essencial para o trabalho e estudo remoto, porém não é toda a população que tem acesso a esse tipo de infraestrutura. Por isso, a Faculdade Anhanguera iniciou em fevereiro um projeto para levar Wi-Fi gratuito às duas maiores comunidades da cidade de São Paulo, Paraisópolis e Heliópolis.
No começo do ano a faculdade já tinha lançado uma campanha para mostrar que é possível continuar aprendendo mesmo em momentos difíceis, e como prometido a instituição se mostra disposta a dar essas oportunidades às pessoas, e ainda planeja estender esse projeto para outras comunidades onde o acesso à internet ainda é restrito.
O projeto começou dia 05/02, e durante 90 dias as duas comunidades contam com pontos de distribuição de internet em lugares estratégicos para atender o maior número de pessoas possível. Os usuários podem navegar pela internet durante 20 minutos sem interrupções, mas é possível se reconectar na rede logo depois apenas assistindo um breve vídeo da Anhanguera.
“Promover a acessibilidade e compreender o peso da inclusão digital é essencial para que todas as pessoas consigam ter acesso às informações e às facilidades trazidas pelo uso da tecnologia. Desde o início da pandemia, alguns serviços ganharam outra relevância, e a internet é um deles, que passou a ser uma ferramenta primordial para realizarmos nossos compromissos como trabalhar e estudar”, diz Bernardo Marotta, diretor de Marketing da Kroton, detentora da marca Anhanguera.
Anhanguera distribui internet gratuita
Em Heliópolis foram instaladas quatro placas com informações sobre a rede da Anhanguera e mais sete pontos de Wi-Fi que possuem um alcance de 50 metros. Já em Paraisópolis, foram colocadas cinco placas e um ponto de Wi-Fi com um alcance de 70 metros. Além disso, também foram colocados letreiros, carro de som e faixas, comunicando como os moradores podem acessar a internet gratuita.
Para logar na rede o usuário deve acessar o Wi-Fi “Anhanguera” no seu dispositivo, assim que a pessoa se conectar ela será redirecionada para uma página de cadastro e deve fornecer alguns dados para efetivar seu acesso na rede.