Mais
    InícioEspecialPrefrescura de Curitiba: Os perigos de uma administração pública descolada demais

    Prefrescura de Curitiba: Os perigos de uma administração pública descolada demais

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Há cerca de um ano, quando ainda morava na capital paulistana, me deparei pela primeira vez com a página da Prefeitura de Curitiba… E achei o máximo.

    Naquela ~época~ as coisas eram bem diferentes. Apenas dois amigos curtiam a página e ela nunca tinha sido pauta de nenhum evento ou discussão em uma roda de amigos em que eu estivesse presente. Era apenas uma página descontraída fazendo um trabalho árduo e interessante de aproximar jovens de uma administração pública.

    Continua depois do anúncio

    prefeitura-de-curitiba-pagina-prefs-facebook-blog-geek-publicitario

    Hoje, uma volta da terra em torno do sol depois, eu estou ainda tentando entender onde foi que o fio se perdeu:

    23 amigos que curtem a página (apenas 3 curitibanos) e ela deve ter o dobro, senão o triplo de seguidores que tinha em nosso primeiro encontro. Nos grupos e eventos que discutem os melhores cases e o futuro das redes sociais é praticamente impossível não ler ou escutar uma citação sobre a página da Prefeitura de Curitiba.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    O fato é que hoje a página da “Prefs” é uma das principais referências para criativos, redatores e publicitários no ramo da xoxial Social Media.

    print-enquanto-isso-na-pagina-da-prefeitura-de-curitiba-prefrescura-jamaica-thiago
    Exemplo de relacionamento e gerenciamento de crise, não é? – Reprodução – Facebook

    Em um mundo de publicitários formados a página de Facebook com pêra, não é surpreendente que Marcel Bely e companhia tenham virado semi-deuses da publicidade.

    Veja também:  Stone dá aula de gerenciamento de crise nas redes após incidente com funcionária

    Interessante pra muitas pessoas… E poderia ser pra mim também, se eu não fosse morador da cidade há cerca de 10 meses. E eu poderia ficar horas aqui discutindo sobre os “problemas que existem em todos os lugares”. Mas esse não é o ponto.

    Continua depois do anúncio

    Aliás, às vezes eu me pergunto se moro na mesma cidade que os administradores da página. Porque sinto calafrios quando ouço falar em qualquer coisa que comece com página da prefeitura. Ou eles andam ocupados demais assistindo Cartoon Network e palestrando em eventos; ou realmente é muita, mas muita hipocrisia.

    Reprodução - Prefrescura de curitiba
    Reprodução – Prefrescura de curitiba

    E há algo perigosamente crítico no meio dessa história: no mundo lúdico retratado pela página, não há espaço para cobranças da população sob o sério risco de ser ridicularizado com algum meme. E eles podem ser inacreditavelmente criado pelos próprios administradores da página, ou pelos sentinelas defensores do humor incessante.

    print-enquanto-isso-na-pagina-da-prefeitura-de-curitiba-prefrescura-jamaica-andre
    Enquanto isso na Prefrescu- ops… Prefeitura de Curitiba – Reprodução – Facebook

    Há poucos dias tomei conhecimento de uma paródia da famigerada página. Foi um imenso alívio do tipo: “PQP, não estou sozinho no mundo”. Entusiasmado, corri entrar estabelecer contato com o administrador da Prefrescura de Curitiba pra saber se éramos do mesmo planeta.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Quem te influencia?

    prefescura-prefeitura-de-curitiba-brasao-blog-geek-publicitario

    O entrevistado, que receosamente se recusou a revelar a verdadeira identidade, respondeu algumas questões para o Blog e algumas das perguntas têm respostas interessantes, que compartilho com vocês abaixo:

    O que te levou a criar a página?

    Já havia a idéia em mente, mas as turbulências do cotidiano sempre falaram mais alto. O momento veio quando fui cobrar um serviço da prefeitura, na página deles, e os seguidores começaram a ofender. Entre eles, um funcionário municipal.

    Você acha que o trabalho da página da Prefeitura de Curitiba soa como hipocrisia?

    Depende. O que todo mundo quer é que uma prefeitura faça sempre uma boa gestão na cidade. As ações de uma prefeitura influem direto no meio em que se vive, tal qual a falta delas.

    Veja também:  Flopar no Tiktok dói menos?

    Você acha que a prefeitura leva os conceitos de Maquiavel a sério, quanto ao fato de ser “melhor falar do que fazer”?

    Machiavelli é pesado, risos. Não acho que eles apliquem conceitos d’O Príncipe ou d’A Arte da Guerra na instituição. Já a página oficial lembra mais a Aldous Huxley, aquele entorpecimento coletivo. De qualquer forma, a frase de Niccoló se encaixa sim.

    Continua depois do anúncio

    Qual a repercussão que a pagina já teve até agora?

    Repercussão mediana, com uma nota na Gazeta do Povo. [Principal veículo de comunicação do Paraná.] Ainda somos uma página pequena.

    Alguém da prefeitura já se pronunciou ou entrou em contato com vc?

    Não.

    Quais sãos seus projetos para o futuro da pagina?

    Atingir 5 mil, risos.

    Bom, acho que ele não irá precisar esperar muito. Afinal, no momento em que digito este texto, a Prefrescura de Curitiba já ultrapassou as 4,5 mil curtidas. Bem menos do que “a outra” (como eles mesmos gostam de referenciar) tem, com 427 mil. Infelizmente.

    E como muitos blogs de publicidade adoram fazer, vou abrir o espaço para os melhores posts. Com uma diferença de que estes retratam uma cidade de verdade.

    Atualizado em 20/11/2014 – 15h35.

    Veja este e outros destaques do Blog em nosso canal no Youtube:

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    Ainda não há informações se a coleção chegará ao Brasil como a de Pringles

    A turnê de Bridgerton ainda não possui data de estreia, mas aparentemente faz parte da divulgação da nova temporada

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Kellogg’s se unem em collab com Tony, o Tigre e Tucano Sam

    Depois de apresentar ao público sua colaboração inusitada com a Pringles, a Crocs continua apostando no universo de alimentos e traz em sua nova...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,875FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade