Início Ensino Círculo Cromático: descubra o que é e como utilizar

Círculo Cromático: descubra o que é e como utilizar

Descubra de uma vez por todas o que é e como utilizar o Círculo Cromático para realizar combinações de cores mais bonitas e harmoniosas.

Publicitários, criativos, designers, artistas, estilistas, são inúmeros os profissionais que precisam estudar e entender as cores para conseguirem apresentar o melhor resultado possível na hora de entregar um job para o cliente ou até mesmo um trabalho acadêmico. Uma das principais ferramentas para estudantes das cores é o Círculo Cromático.

Veja também: Pantone define cores de 2021.

Continua depois do anúncio

O que é um Círculo Cromático

O círculo cromático é composto por 12 cores: três cores primárias, três cores secundárias e seis cores terciárias. Este instrumento é considerado um guia rápido para quem precisa trabalhar com elementos coloridos, pois ajuda na identificação de diversos esquemas de combinações de cores que auxiliam muito na hora de construir combinações com mais harmonia visual. Abaixo nós vamos entender um pouquinho de cada um desses esquemas.

Continua depois do anúncio

Cores primárias

Cores primárias são as cores que dão origem às demais cores, ou seja, podem ser combinadas para criarmos outras cores, mas que não são capazes de serem obtidas por mistura de cores. Existem alguns diferentes modelos de cores primárias, nós vamos abordar dois: cores primárias aditivas e cores primárias subtrativas.

Círculo cromático indicando as cores primárias: vermelho, azul e amarelo.
Cores primárias normalmente são entendidas como as cores Vermelho, Azul e Amarelo. Mas elas também podem ter outra interpretação.

Cores primárias aditivas

A mídia que combina luz emitida para criar variação de cores é um sistema de cores aditivas. Elas são tipicamente vermelho, verde e azul (RGB, sigla em inglês). Esse modelo é muito utilizado em televisores, monitores e outros equipamentos de vídeo.

Continua depois do anúncio
Cores aditivas são formadas normalmente pela adição de luzes em um ambiente escuro.

Cores primárias subtrativas

A mídia que combina luz refletida e corantes para produção de cores é um sistema de cores subtrativas. Elas são normalmente apresentadas em duas formas: vermelho, amarelo e azul (RYB) ou então o ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). Elas normalmente levam em consideração que o suporte ao qual serão aplicadas seja branco. Nesta outra publicação nós explicamos um pouco melhor os diferentes sistemas de cores primárias.

Cores subtrativas são aquelas geradas com tintas e pigmentos. Utilizadas em gráficas e artes plásticas.

Cores Secundárias

As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. Aqui vamos considerar o sistema RYB. Desta forma temos:

Continua depois do anúncio
  • Laranja: amarelo + vermelho
  • Verde: amarelo + azul
  • Roxo: vermelho + azul
Cores secundárias são as cores obtidas por meio da soma de duas cores primárias.

Cores Terciárias

Elas são formadas pela mistura das cores secundárias com as cores primárias, ou seja:

  • Vermelho-arroxeado: vermelho + roxo
  • Vermelho-alaranjado: vermelho + laranja
  • Amarelo-alaranjado: amarelo + laranja
  • Amarelo-esverdeado: amarelo + verde
  • Azul-esverdeado: azul + verde
  • Azul-arroxeado: azul + roxo
Cores terciárias são 6. Elas são resultado da soma de uma cor secundária com uma cor primária.

Como usar o Círculo Cromático

Você já entendeu o que é um Círculo Cromático, agora é hora de ver então como utilizá-lo. A utilização pode ser feita por diversos esquemas diferentes. Nós vamos abordar aqui alguns dos principais. Veja:

Continua depois do anúncio

1º Esquema: Combinações complementares

As combinações complementares também são conhecidas como suplementares ou de contraste, e são tons que estão em lados opostos no Círculo Cromático. Este esquema funciona bem quando quando as cores precisam sobressair, com mais vida e energia. Alcançando bastante saturação.

Por exemplo, a cor complementar do roxo é o amarelo, a cor complementar do laranja é o azul, a cor complementar do verde é o vermelho. E assim por diante.

Continua depois do anúncio
Exemplo de combinação complementar: vermelho-arroxeado e amarelo-esverdeado.

Conheça as cores preferidas e as menos apreciadas pelas pelas pessoas.

2º Esquema: Combinações análogas

As combinações análogas são aquelas que utilizam da combinação de duas a 3 cores dentro do Círculo Cromático para a criação de um esquema mais harmonioso. O número de cores a serem combinadas pode ser maior, mas normalmente recomenda-se de 2 a 3.

Continua depois do anúncio

As cores análogas estão lado a lado no Círculo Cromático e têm pelo menos uma cor básica em comum. O resultado da utilização destas cores é algo elegante, que traz sensação de unidade e harmonia.

Exemplo de combinação análoga: laranja, amarelo alaranjado e amarelo.

3º Esquema: Combinações de três cores – Tríade

A combinação de três cores, também conhecida como tríade é a utilização de três cores que têm a mesma distância, formando então um triângulo equilátero dentro do Círculo Cromático. Uma forma simples de encontrar as cores é pular as três subsequentes.

Continua depois do anúncio

Esta combinação também apresenta alto contraste. É uma solução que deriva das cores análogas. Os resultados são muito semelhantes: composições vibrantes e enérgicas porém ainda mais coloridas.

Exemplo de combinação em tríade: vermelho-alaranjado, azul-arroxeado e amarelo-esverdeado.

4º Esquema: Combinações meio-complementares – Fenda

As combinações meio-complementares também são conhecidas como combinações em fenda, ou combinação complementar dividida. Ela é um pouco menos vibrante que as combinações análogas ou de três cores. O resultado é um contraste menos intenso, com mais coerência.

Continua depois do anúncio

Para escolher este esquema, você primeiro identifica as cores complementares e escolhe um dos lados para pegar suas cores adjacentes.

Exemplo de combinação meio-complementar: Vermelho-alaranjado, verde e azul.

5º Esquema: Combinações em retângulo

Usando quatro cores, a combinação em retângulo consiste em trazer uma variação vibrante formando um retângulo no interior do Círculo Cromático. O resultado apresenta tons contrastantes e ainda mais coloridos.

Continua depois do anúncio
Exemplo de combinação em retângulo: roxo, laranja, amarelo e azul.

6º Esquema: Combinações em quadrado harmônico

A combinação em quadrado harmônico também é conhecida como harmonia 90º. Ela acontece quando as quatro cores formam um quadrado, utilizando quatro tonalidades de mesma distância dentro do Círculo Cromático.

Este tipo de combinação traz sempre duas cores complementares, ou seja, permite combinações vibrantes, enérgicas e contrastantes, ao mesmo tempo que pode-se combinar cores mais harmoniosas. É um tipo de combinação bastante utilizada no universo da moda para a composição de estampas e acessórios coloridos.

Continua depois do anúncio
Exemplo de combinações em quadrado: vermelho-arroxeado, laranja, amarelo-esverdeado e azul.

Veja um resumo com tudo o que você precisa saber sobre o Círculo Cromático na imagem abaixo:

Bônus: Cores que combinam

Veja quais cores são as que mais combinam para não errar na hora de compor uma arte, decoração ou look do dia.

Continua depois do anúncio
  • Vermelho: combina com azul, amarelo, marrom, preto, branco, verde, mostarda, cinza
  • Azul: combina com branco, rosa, cinza, amarelo, lilás, castanho, vermelho, laranja, verde
  • Marrom: combina com laranja, branco, azul, turquesa, verde, rosa, amarelo, laranja, bege
  • Verde: combina com branco, azul, bege, marrom, rosa, preto, amarelo, laranja, púrpura, prata, dourado, vermelho, cinza
  • Amarelo: combina com vermelho, azul, rosa, verde, cinza, branco, preto, marrom, azul, lilás e roxo.
  • Preto: combina com branco, bege, vermelho, amarelo, marrom, azul, laranja, rosa, turquesa, púrpura, dourado, prata, cinza
  • Branco: combina com preto, amarelo, vermelho, verde, azul, laranja, bege, marrom, turquesa, roxo, rosa, cinza.

Dica de leitura: o livro A psicologia das Cores, de Eva Heller publicado por aqui pela Editora GGBrasil é uma das principais referências sobre o assunto.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile