Mais
    Início Inovação Smartphones Gradiente entra no STF para brigar pela exclusividade da marca iPhone no...

    Gradiente entra no STF para brigar pela exclusividade da marca iPhone no Brasil

    Briga com a Apple pela marca iPhone que começou em 2013, agora chega ao STF. A IGB Eletrônica, antiga Gradiente, quer a exclusividade do nome. Saiba mais.

    Publicidade

    Nessa semana a IGB Eletrônica, atual nome da Gradiente no Brasil retomou uma briga que dura anos no país pela marca iPhone, levando a disputa ao Supremo Tribunal Federal para tentar, enfim, obter a exclusividade pela marca no país.

    Em 2000, enquanto ainda se chamava Gradiente, a empresa realizou o registro da marca “G Gradiente iphone”. O registro, no entanto, só saiu no ano de 2008, quando o iPhone já estava à venda. A Gradiente só chegou a lançar o seu “iphone” em 2012. A companhia alega que não fez o lançamento antes por problemas financeiros. E foi a partir de 2012 que a briga começou a ficar mais acirrada.

    Continua depois do anúncio

    Em 2013 a Apple tentou anular o registro da marca e as duas empresas entraram em uma grande disputa judicial, que acabou determinando em 2014 que a marca iPhone não era exclusiva da então Gradiente.

    Quando a Apple lançou o iPhone ninguém imaginava o número de problemas que a empresa poderia enfrentar em outros países por ter um nome tão simples e ao mesmo tempo tão passível de registro por diversas empresas que relacionavam internet a telefone. Nos EUA a companhia teve que fazer um acordo extrajudicial com a Cisco para utilizar o nome iPhone e com a Fujitsu, para utilizar o nome iPad.

    Continua depois do anúncio

    Aqui no Brasil, a Transform Tecnologia de Ponta, dona da marca “I-PAD”, chegou a abrir um processo extrajudicial contra a Apple e todas as redes que estavam comercializando o iPad da Apple na noite de seu lançamento por aqui.

    O problema foi tamanho que, desde o lançamento do seu relógio inteligente, a Apple não utiliza mais a vogal “i” como prefixo dos seus produtos. Mas aparentemente isso não significa que a empresa está livre de problemas judiciais.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Publicidade

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,602FãsCurtir
    93,700SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Veja também:

    Samsung lança novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra

    Depois de muitos vazamentos, finalmente chegou o momento de conhecermos os novos dispositivos da linha Galaxy da Samsung. Hoje a companhia anunciou para todo...

    Philco apresenta HIT P10 com câmera tripla e 128GB

    A Philco está empenhada em conquistar seu espaço no mercado de smartphones no Brasil. Isso porque depois de entrar com tudo no mercado com...

    Samsung anuncia novos Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

    Confirmando todos os rumores, a Samsung acaba de anunciar oficialmente os dois dispositivo de sua linha Note, eles são os novo Galaxy Note 20...

    Samsung BTS Edition para Galaxy S20+ e Galaxy Buds+

    A Samsung apresentou nesta semana mais uma versão de seus dispositivos topo de linha Galaxy S20+ e Galaxy Buds+. As novidades são resultados de...

    IDC aponta queda de 10% a 15% nas vendas de smartphones em 2020

    Com a crise promovida pelo Coronavírus, diversos segmentos de eletrônicos devem enfrentar dificuldades nos próximos meses. Os smartphones por exemplo, serão um dos mais...

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter

    Publicidade
    Publicidade