Mais
    InícioNegóciosIDC aponta queda de 10% a 15% nas vendas de smartphones em...

    IDC aponta queda de 10% a 15% nas vendas de smartphones em 2020

    De acordo com estudo do IDC para a América Latina, previsão era de 0,2% de queda nas vendas de smartphones mas cenário foi agravado pelo COVID-19.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Smartphones e tablets devem enfrentar queda de vendas de 10% a 15% devido à crise do Coronavírus.
    • Vendas de notebooks cresceram 112% na terceira semana de março devido ao aumento do trabalho remoto.
    • Segmentos de wearables e smarthome mantêm projeções de expansão na região, com crescimento entre 13% e 26% em diferentes categorias.

    Com a crise promovida pelo Coronavírus, diversos segmentos de eletrônicos devem enfrentar dificuldades nos próximos meses. Os smartphones por exemplo, serão um dos mais afetados, podendo ter de 10% a 15% de queda em vendas de acordo com estudo realizado pelo IDC para o mercado latino-americano. Tablets também verão queda em relação a 2020.

    Segundo Paola Soriano, diretora do Programa de Consumo da IDC na América Latina, os smartphones (que concentram 51% do total de vendas em valor para o usuário final) serão os mais afetados. Antes da pandemia, a IDC projetava uma queda de 0,2%. Agora, com os últimos ajustes, a projeção de queda para o mercado de smartphones é de 10% a 15%, seguido pelo setor de PCs, que passou de uma contração prevista em 1,9% para queda de 8%, e tablets, de 9,9% para queda entre 15% e 17%, aproximadamente.

    Vale lembrar, no entanto, que de acordo com dados revelados pela Nielsen, as vendas de notebooks dispararam na terceira semana de março, atingindo crescimento de 112% entre 16/03 e 22/03. O crescimento, claro, se deu por conta da quantidade de trabalhadores em Home Office procurando uma nova máquina para realizar o trabalho em casa.

    Entre os segmentos que mantêm projeções de expansão na região estão os de wearables (fones inteligentes, relógios inteligentes etc), com média entre 15% e 19%, e de smarthome (produtos para casas conectadas), com 13% e 16% de aumento em comparação com 2019. Segundo a IDC, há outros mercados com oportunidades, como o de comércio eletrônico, jogos, aplicativos de colaboração, nuvem e streaming, além de maior demanda para notebooks, monitores e acessórios para atender às necessidades do home office e da educação a distância.

    Daniel Zegarra, gerente de programa de AR / VR, Smarthome & Wearables da IDC na região, espera que o mercado de wearables mantenha o crescimento, apesar do impacto da covid-19. No caso de earwear (fones de ouvido inteligentes), que concentra 40% das vendas deste mercado, a IDC projeta um crescimento entre 20% e 26% em unidades, impulsionado pela substituição dos aparelhos auditivos tradicionais.

    Os smartwatches, que em 2019 dobraram suas vendas, para este 2020 crescerão apenas entre 1% e 3% em unidades, sendo que o mercado mais afetado será o de pulseiras inteligentes (fitbands), que passará de 122% em 2019 para cerca de 4% a 8% neste ano, diz o analista.

    No segmento de jogos para PC, a IDC estima vendas entre 700 e 900 mil unidades, lideradas pelos mercados do México, Brasil e Peru.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Balde de pipoca ganha formato de monumento icônico

    Como tradição natalina, as Caravanas de fim de ano voltam às ruas de dezenas de cidades brasileiras, trazendo os símbolos do Natal e uma mensagem de bondade

    Participantes da CCXP terão acesso à lata exclusiva e personalizada nos sabores Fanta Laranja e Guaraná de edição limitada

    O lançamento chega em formato redondo e com um recheio cremoso que tem o sabor de 7Belo

    🔥 Em alta agora:

    Cinemark anuncia combo para ‘Gladiador 2’

    No próximo dia 14 de novembro, o público brasileiro poderá conferir Gladiador 2, filme que dá sequência ao icônico longa-metragem dos anos 2000. Para...

    🔥 Em alta agora:

    Cinemark anuncia combo para ‘Gladiador 2’

    No próximo dia 14 de novembro, o público brasileiro poderá conferir Gladiador 2, filme que dá sequência ao icônico longa-metragem dos anos 2000. Para...
    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,460FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade