Mais
    InícioInovaçãoAplicativosGloboplay tem sistema de notificações hackeado e causa pânico em usuários

    Globoplay tem sistema de notificações hackeado e causa pânico em usuários

    Usuários do Globoplay receberam notificação informando que o serviço havia sido hackeado pelo Ourmine com a hashtag #GloboHack. Globo explicou o ocorrido.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Alguns usuários do app do serviço de streaming Globoplay passaram por um grande susto hoje após receberem notificações informando que o sistema havia sido hackeado. Em poucos minutos o termo #GloboHack foi parar nos Trending Topics do Twitter, o que deixou todo mundo em pânico sem saber o que havia acontecido.

    Notificação hackeada – Globoplay

    A notificação continha uma mensagem que informava os autores do hack: Ourmine. E completava com “Let’s Get #GloboHack Treding on Twitter.” Veja.

    Continua depois do anúncio
    Imagem: Reprodução – @raCRF no Twitter.

    Durante alguns minutos diversos usuários ficaram completamente desorientados, sem ter ideia do que estava acontecendo. Algumas pessoas levantaram a possibilidade de ser uma ação promocional de alguma série, outras ficaram com medo de terem seus dispositivos infectados.

    Os ânimos só se acalmaram nas redes sociais, quando a emissora se pronunciou a respeito por meio das redes sociais do Globoplay e informou que na verdade seus sistemas não foram comprometidos, mas sim os sistemas de um parceiro responsável apenas pelos envios de notificações push.

    Veja também:  Rappi lança função para enviar presentes e libera retrospectiva 2023 aos usuários

    Invasão do bem pode deixar grandes prejuízos

    De acordo com a Wikipédia, OurMine é um grupo de hackers famoso por invadir redes sociais de grandes nomes da tecnologia, famosos e empresas. O grupo se considera “hackers do bem”.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Apesar disso, o estrago causado pelas notificações são imensuráveis. Muitos consumidores afirmaram estar assustados e com medo de terem tido seus dispositivos invadidos por hackers. Alguns deles ainda chegaram a bloquear seus cartões de crédito com medo de terem os dados roubados.

    https://twitter.com/i_cdsv1/status/1261869947204128768

    E como se trata de Twitter, alguns usuários chegaram a relatar a preocupação com bom humor.

    Diante do isolamento provocado pelo novo Coronavírus, os sistemas de streaming tiveram um grande aumento em número de usuários. A Netflix, por exemplo, já ganhou mais de 15 milhões de usuários desde o início da pandemia. O Globoplay não divulga número de assinantes por uma questão estratégica, mas certamente deve ter tido um impacto grande em novos usuários durante este período. Uma mensagem como essa é um grande balde de água fria para estes consumidores em um momento chave para o crescimento da plataforma no Brasil.

    Veja também:  WhatsApp anuncia reprodução de voz com visualização única em nova atualização

    A Globo é uma das maiores produtoras de conteúdo do mundo e não há dúvidas quanto à qualidade do conteúdo encontrado no Globoplay, mas a infraestrutura oferecida pela plataforma tem sido reclamação recorrente entre os assinantes leitores do Geek Publicitário. Com o acontecimento, as coisas devem ficar ainda mais complicadas.

    Continua depois do anúncio

    Confira o posicionamento completo sobre o #GloboHack

    Uma informação importante para todos os nossos usuários:

    O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.
    O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

    Veja também:  Previsão de Match: Tinder distribui benefícios gratuitos em site criado para campanha de verão

    1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;

    2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema.

    Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.

    Continua depois do anúncio

    3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.

    4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.

    5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido.

    O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.

    6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Show de Madonna no Rio terá transmissão em canais da Globo

    Pensando que milhares de pessoas e fãs não poderão ir até o local do show, o Itaú Unibanco, que está oferecendo o show histórico...

    🔥 Em alta agora:

    Show de Madonna no Rio terá transmissão em canais da Globo

    Pensando que milhares de pessoas e fãs não poderão ir até o local do show, o Itaú Unibanco, que está oferecendo o show histórico...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,863FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade