Como avanço das discussões sobre inclusão e diversidade na comunicação, não é muito difícil vermos empresas apostando em coleções inteiras com o foco em públicos que, por muito tempo, não tinham suas necessidades ouvidas. E em mais um resultado dessa evolução do mercado, a Vans acaba de anunciar uma coleção de sapatos projetados para serem utilizados com mais facilidade por pessoas com autismo.
A coleção de conscientização sobre o autismo é “sensorialmente inclusiva”, de acordo com a companhia. Isso significa que os sapatos foram desenvolvidos para resolverem problemas que as pessoas com autismo possam ter com toque e visão.
Alguns dos elementos mais sensoriais incluem uma “parte superior holográfica impressa em água”, que visa estimular visualmente os usuários, e uma “parte superior mole” ou corações de veludo vermelho, que são estimulantes de maneira mais tátil.
Coleção Vans para pessoas com autismo
A coleção traz sapatos para bebês, crianças e adultos e foi projetada em colaboração com o Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES), uma organização que defende o cuidado e a educação adequados no campo dos distúrbios cognitivos.
Todos os produtos foram projetados em uma paleta de cores calmantes, disse a Vans, para evitar excesso de estimulação nos usuários.
A Vans se comprometeu a doar parte dos lucros com a venda da coleção à fundação A.skate, que dá aulas de skate a pessoas com autismo. A empresa se comprometeu a repassar no mínimo 100 mil dólares para a causa.