Em 2010 eu era completamente apaixonado por um reality show da RecordTV chamado Troca de Famílias, que mostrava mães deixando suas casas para irem viver uma nova vida em outra família. Eu sempre me lembrava com muita saudade desse programa, porque era algo que realmente trazia muitas reflexões interessantes. Depois de muito tempo longe da TV linear foi muito bom me deparar ontem com a estreia da 2ª temporada do reality e ainda melhor ver que o público também gostou.
O reality show Troca de Esposas estreou ontem na Record batendo recorde de audiência do ano em São Paulo e Rio de Janeiro. A atração, comandada por Ticiane Pinheiro, registrou média de 7 pontos, pico de 8 pontos e share de 12%, garantindo a vice-liderança de audiência na faixa de horário em que foi exibida, das 22h25 às 23h52. Os dados consolidados são do Kantar IBOPE Grande SP.
No Rio de Janeiro, o reality show também bateu recorde de audiência com média de 7 pontos, pico de 10 pontos e share de 11%.
Foi o melhor resultado de audiência deste ano se compararmos com os episódios do programa que foram reexibidos durante o mês de janeiro, na mesma faixa de horário.
O primeiro episódio desta nova temporada mostrou a experiência de Flaviane, esposa do radialista e humorista Flávio Fuzil. Ele não costuma fazer nada dentro de casa, enquanto sua mulher, além de trabalhar fora como assistente de vendas, acumula sozinha todas as tarefas do lar. Ela, que não se considera vaidosa e nem é adepta da malhação, tem como principais atividades cotidianas trabalhar e cuidar da família.
Flaviane trocou de casa com a carioca Renata, que é nutricionista de celebridades e atletas cariocas. Muito regrada, Renata é vaidosa e adepta de exercícios físicos e meditação. No dia a dia, costuma controlar tudo em casa, inclusive o cardápio das refeições, que devem ser sempre saudáveis e equilibradas.
Versão brasileira da atração “Wife Swap”, que já foi produzida em mais de 20 países e coleciona prêmios e grande audiência por onde passa, o Troca de Esposas é uma experiência de autoconhecimento. Afinal de contas, promove uma interação entre grupos que dificilmente, fora de um projeto como este, manteriam contato.
No Brasil, a produção é da Teleimage, com direção-geral de Edu Pupo e direção do núcleo de realities de Rodrigo Carelli.