Mais
    InícioNegóciosPara frear competitividade da Amazon, livrarias brasileiras planejam cartel

    Para frear competitividade da Amazon, livrarias brasileiras planejam cartel

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Estamos cansados de saber que quando as empresas entram em uma concorrência acirrada quem ganha somos nós, consumidores, não é mesmo?

    Mas grupos do setor editoral querem que acreditemos que os baixos preços praticados pela Amazon são prejudiciais e, por isso, propõem a fixação de preços para a venda de livros físicos no país.

    A Amazon já é amplamente conhecida por abalar o comércio americano e já fez um rebuliço no Brasil desde sua chegada. Conseguiu com que gigantes estagnados na tecnologia como a Livraria Cultura e a Saraiva tirassem a bunda da cadeira e fossem atrás de suas concorrências no mercado digital.

    Mas aparentemente nada assusta mais os empresários desse meio que o livro físico. Por esse motivo grupos como a CBL (Câmara Brasileira do Livro), o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), a Libre (Liga Brasileira de Editoras), e a ANL (Associação Nacional de Livrarias) fizeram uma carta onde estabelecem diversas novas regras para o mercado editorial brasileiro em resposta ao que chamam de “concorrência predatória”.

    A principal intenção é pressionar por uma lei que estabeleça um preço fixo para lançamentos. Desta forma, livros novos teriam um valor tabelado em qualquer loja por um período específico.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    A prática já é lei em cerca de treze países; enquanto nos EUA é crime.

    De acordo com Haroldo Ceravolo Sereza, presidente da Libre, não há problema na Amazon vender no Brasil, eles só querem que eles “respeitem as regras da concorrência, que não pratiquem preços abaixo do mercado, como fazem lá fora.”.

    Ou eu traduzo pra vocês: desde que participem da baderna que é o mercado editorial brasileiro, eles podem fazer o que quiserem. Caso eles queiram aproveitar da alta margem de lucro para se diferenciar no quesito preço, eles podem ser limitados por um cartel disfarçado de proteção do mercado.

    Estudos já comprovaram que a medida pode prejudicar a inovação e distribuição do mercado. Mas não precisa ser nenhum Ph.D pra saber que prejudica o nosso bolso.

    Com informações de Gizmodo e Folha de S. Paulo

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Foodtech faz parceria com o chef Diego Oka para revelar uma nova alternativa vegetal da ‘sopa de tartaruga’, que corre risco de extinção

    Além dos sabores já existentes, os consumidores poderão experimentar os novos Frappe Fini Mini Bananas e Frappe Fini Mini Amora

    Com efeitos especiais e formato inovador que simula os altos e baixos do relacionamento entre mães e filhos, marca surpreende e retrata fase atribulada ao celebrar o Dia das Mães

    Para a nova coleção a marca trouxe cinco personalidades muito conhecidas no universo da Marvel

    🔥 Em alta agora:

    Vincent Martella estrela comercial do Burger King Brasil

    O Burger King sabe exatamente que o seu público gosta de atitudes ousadas e inesperadas. Foi justamente nesse sentido que a rede correu para...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,888FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade