Mais
    InícioEspecialFeliz aniversário de 6 anos, Geek Publicitário

    Feliz aniversário de 6 anos, Geek Publicitário

    Hoje o blog Geek Publicitário faz aniversário e completa 6 anos de vida. Para celebrar, vamos relembrar alguns dos nossos melhores momentos durante o ano que passou. Veja.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    No dia 3 de maio de 2013 ia ao ar o primeiro post do Geek Publicitário. Era tudo muito diferente por aqui e tanto no Blog, quanto por dentro da pessoa que está escrevendo aqui. O Geek Publicitário chega ao seu sexto aniversário neste ano e nunca esteve em melhor forma. É por isso que vim aqui, como nos anos anteriores, para relembrarmos e celebrarmos, juntos, as conquistas de mais um ano de vida.

    Audiência cada dia maior

    Durante o ano que passou, nós vimos nossa audiência crescer em 40%. O que é algo realmente fora do padrão em meio a um mercado que tem cada vez mais concorrentes e mais plataformas diferentes para dar notícia. Isso fez com que o Geek Publicitário finalmente conseguisse se consolidar entre os principais veículos que falam de Comunicação e Marketing no Brasil.

    Continua depois do anúncio

    Numa lista com os principais veículos que cobrem estas áreas, nós ocupamos hoje a terceira posição, disputando espaço com outros veículos aos quais nós temos muito respeito, como Meio & Mensagem, B9, Propmark e Update or Die!.

    Comparativo de audiência Geek Publicitário versus demais veículos de segmentos semelhantes.

    Nosso Instagram virou gente grande

    Durante o último ano de vida do Geek Publicitário nós triplicamos em número de seguidores no Instagram e conseguimos dar alguns furos por lá também. Coxinha no McDonald’s, Latinhas de Coca-Cola inspirada em Vingadores, Pizza Burger no Burger King e brindes de Como Treinar Seu Dragão foram algumas das imagens que conseguimos mostrar com exclusividade no nosso feed.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Nosso Instagram, hoje com 23,6 mil seguidores triplicou de tamanho em relação ao ano passado.

    Já nos stories nós basicamente já consolidamos pelo menos duas colunas: cobertura de eventos e recebidos. No primeiro deles, nós sempre tentamos ao máximo entregar para nosso público a experiência de se estar dentro de cada um dos eventos em que estamos. E foram inúmeros eventos inesquecíveis: SXSW, CCXP, Conexão Globosat, Prêmio Multishow, Wine Trip no Vale do São Francisco, Anime Friends etc. Já com os recebidos, queremos mostrar ideias interessantes e novidades que estão chegando no mercado. Nossos stories são parte tão importante do Geek Publicitário quanto nossos textos.

    Veja também:  Novo estúdio do GKPB (com Estúdio Pantarolli Miranda)

    Conteúdos exclusivos

    Se tem uma coisa que diferencia o Geek Publicitário dos demais sites que falam sobre Comunicação e Marketing é que aqui o conteúdo é original e, muitas vezes, exclusivo. Durante o último ano nós conseguimos dar inúmeros furos de reportagem e pautar a imprensa nacional.

    Talvez um dos momentos mais incríveis do ano que passou foi dar com exclusividade a informação do lançamento do Vassoura Quebrada, o primeiro bar inspirado no universo bruxo de Harry Potter de São Paulo. No mesmo dia nossa pauta foi parar em inúmeros veículos da internet (a esmagadora maioria nem deu os créditos, o que também já não é nenhuma novidade) e eu vi que a coisa estava séria quando conseguimos pautar o Estadão.

    Continua depois do anúncio

    Nós também fomos o primeiro veículo do mundo a dar a notícia sobre a campanha global do McDonald’s sobre as “MacCoins”, as moedas que celebravam os 50 anos do Big Mac.

    Diversidade e posicionamento político

    O mercado da publicidade está em um grande momento de transformação. Nós queremos que essa mudança seja para o positivo. Por este motivo temos dado cada vez mais relevância para pautas que envolvam a diversidade e a inclusão. Também nos posicionamos politicamente contra muitas coisas que consideramos erradas, como por exemplo, o BV: uma bizarrice que só acontece no Brasil.

    Eu vou dormir muito melhor sabendo que em momento algum nós passamos pano para racistas e preconceituosos, ou até mesmo que lutamos contra o atual governo durante as eleições e pós-eleições.

    Continua depois do anúncio

    Cobertura internacional

    Neste ano o Geek Publicitário realizou sua primeira cobertura de um evento internacional. Durante 11 dias estivemos em Austin, no Texas, para trazer a vocês tudo o que rolou de melhor durante o SXSW 2019. Foram inúmeras publicações sobre o assunto, centenas de stories, vídeos para o Youtube, Feed do Instagram e IGTV. Fora a experiência incrível que é estar fazendo o que eu mais amo dentro de um dos principais eventos do mundo para o mercado publicitário.

    Veja também:  Novo estúdio do GKPB (com Estúdio Pantarolli Miranda)
    Durante o mês de março estivemos no SXSW para cobrir um dos principais eventos do mundo relacionado a Marketing e Comunicação.

    Tudo isso não teria acontecido se não fosse o trabalho incrível do Jeferson Guimarães, da Young & Rubicam, que sempre acreditou no meu trabalho e acreditou que era possível fazermos uma excelente cobertura do SXSW. E assim fizemos. Juntos.

    Eventos, eventos e mais eventos

    Se nós já estávamos sendo reconhecidos por cobrir eventos nos últimos anos, dessa vez a coisa ficou realmente séria. Não foram poucas as vezes que eu cheguei a cobrir 3 eventos em apenas um dia: de manhã, de tarde e de noite. Ainda houveram outras situações em que cobrimos eventos com mais de uma pessoa da equipe ao mesmo tempo.

    Reconhecimento financeiro

    Por muito tempo eu relutei em fechar algumas parcerias com marcas para o Geek Publicitário por um motivo muito simples: a maioria das companhias que fecham com a gente, dão dois reais e já se acham no direito de te dizer o que você pode ou não falar. O Geek Publicitário não vai mudar seu jeito de se comunicar com o público e não vamos passar pano pra empresa nenhuma. Seja ela uma parceira do Geek Publicitário ou não. A parte boa é que algumas dessas empresas realmente entenderam e decidiram nos dar as mãos: Montana, Y&R e Nestlé.

    Continua depois do anúncio

    Espero que essa lista aumente no ano que está por vir, mas só de ter essas marcas gigantes ao nosso lado já é uma sensação muito grande de gratidão.

    A casa está ficando cheia

    O Geek Publicitário começou como um projeto de um cara só. Isso é algo que sempre me incomodou, pois sozinho não tinha muito braço para conseguir fazer tudo o que gostaria com o blog. Finalmente isso está mudando. Hoje o Geek Publicitário é um projeto que envolve diretamente mais 6 pessoas, e todas elas devem ser agradecidas aqui: Antonio Júnior, Guilherme Martinez, Gustavo Sampaio, Henrique Pistor, Matheus Barbosa e Victor Alexandro. Essas pessoas sempre dão uma ajuda. Principalmente o Victor Alexandro e o Henrique Pistor, que são efetivamente funcionários do blog.

    Para onde vamos?

    Eu tirei um tempo para ler a área de “Para onde vamos” dos posts que fiz em comemoração aos aniversários anteriores e eu realmente erro feio na maioria deles. Apesar disso, o caminho que traçamos nos últimos anos é infinitamente melhor do que eu sequer imaginei. Ainda assim eu devo deixar aqui algumas das coisas que realmente quero me empenhar para fazer acontecer no próximo ano de vida do Geek Publicitário.

    Veja também:  Novo estúdio do GKPB (com Estúdio Pantarolli Miranda)

    Quero cobrir mais eventos internacionais. A experiência com o SXSW me deu uma segurança de que eu sou capaz de fazer um bom trabalho também fora do Brasil. Isso me deixou muito empolgado. Além disso, a ideia é levar o Geek Publicitário mais para dentro das agências e das faculdades. Eu já tenho conseguido fazer isso, mas quero efetivamente dedicar parte do meu tempo para que isso seja algo maior e mais frequente. E, quem sabe, fazer nosso próprio evento. Isso é algo que eu quero muito fazer há um bom tempo, mas sei que precisa ser realizado com muito cuidado.

    Continua depois do anúncio

    A ideia é utilizar toda a nossa audiência de uma forma mais comercial para conseguirmos viabilizar fundos que possamos utilizar para realizar estes projetos todos.

    Ah, e eu quase me esqueço. Sabe aquela lista ali em cima? Todos os meus principais esforços serão para atingirmos o topo dela. Não sei se conseguiremos isso em um ano ou dois. Afinal estamos falando de concorrentes extremamente grandes e competentes. Mas eu não tenho a menor dúvida de que temos potencial para isso.

    Agradecimentos

    Eu não posso me despedir sem deixar de agradecer a cada um de vocês que conversam comigo o tempo todo: assessores de imprensa, profissionais de Comunicação e Marketing, nerds, geeks, entusiastas de publicidade, todos vocês que vêm nos dizer que nosso conteúdo vale a pena. Na verdade o que faz tudo isso valer a pena são vocês. O Geek Publicitário é um lugar para vocês. Podem entrar, tirar os sapatos e se sentirem totalmente à vontade. O sétimo ano está só começando e nós temos mais gás do que nunca para seguirmos em frente.

    Um abraço. Matheus Ferreira.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade