A Decolar.com está completando 20 anos de vida e parar celebrar suas duas décadas de existência a companhia acaba de anunciar um redesign completo, apostando na cor roxa e com um visual mais moderno e preparado para os próximos 20 anos.
A nova marca deixa de lado o tradicional azul e vermelho para apostar em tons de lilás. O avião e a campainha de mesa saem de cena para uma imagem mais abstrata que remete à letra D. A tipografia também mudou bastante. Agora sozinha, a palavra “decolar” aparece em uma fonte sem qualquer serifa, ou decoração e ângulos mais geométricos.
A empresa não deve mais utilizar o “.com” como parte de sua marca. Embora a própria Decolar não tenha comentado esta remoção, o movimento é não só interessante, como importante para o atual momento em que as compras têm acontecido cada vez mais dentro de outras plataformas, como apps de dispositivos móveis e a divulgação da url não se faz mais tão necessária.
Esse novo momento é representado pelo conceito “Viver Viajando”, que reflete o objetivo da marca de oferecer experiências cada vez mais personalizadas aos seus clientes, entendendo os diversos momentos de cada pessoa, as ocasiões de cada viagem e as demandas de compra.
Para comunicar o novo posicionamento, a agência REF+ desenvolveu uma estratégia em que conta com 5 filmes, produzidos pela Black Door Filmes, e mais de 500 peças publicitárias. Todos esses esforços de comunicação 360 envolveram mais de 70 profissionais e começam a ser veiculados simultaneamente em 10 países da América Latina, como Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile, em TVs aberta e fechada, mobiliário urbano, maiores portais de conteúdo da região e plataformas como Facebook, YouTube, Instagram e Twitter.
O site também ganhou uma bela repaginada e reflete toda a identidade construída para a nova marca com ícones lineares e tudo em branco, cinza e lilás. Veja:
A proposta foi concebida e desenvolvida pela companhia, em conjunto com as agências Safron e Ref+.
“Esta campanha vem coroar os últimos investimentos feitos pela REF+ em nosso hub hispânico. Tivemos a oportunidade de mostrar todo o nosso conhecimento cultural da América Latina, além da estrutura e organização operacional para lançar uma campanha mundial simultaneamente em 10 países. Estamos extremamente satisfeitos com o resultado que alcançamos”, comemora Ricardo Calfat, sócio e COO (Chief Operating Officer) da REF+
Para Decolar, o conceito criativo e estratégia de toda a campanha conseguem traduzir muito bem o novo momento da marca. “Estamos convencidos de que cada viagem é uma fonte de experiência que nos enriquece como pessoas. Por isso, procuramos inspirar os nossos clientes a se locomover, explorar a estrada, viajar e compartilhar as suas experiências. Agora, toda a estratégia de comunicação está estruturada para refletir essa nova identidade, de maneira simples e próxima aos nossos clientes”, afirma Andrés Patetta, CMO do Decolar.