Mais
    InícioPublicidadeDiversidadeSXSW 2019: Agências lideradas por homens brancos celebrando a criatividade da mesmice

    SXSW 2019: Agências lideradas por homens brancos celebrando a criatividade da mesmice

    Questionando a diversidade na publicidade, agências escancaram padrões estabelecidos por uma indústria formada, em sua maioria, por homens brancos.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Se nós achamos que a publicidade brasileira ainda precisa de muito para chegar a um nível razoável de representatividade, em alguns outros lugares as coisas estão um pouco piores. Durante alguns dos painéis sobre diversidade que participei no SXSW 2019 deu para ter um pouco de ideia de como anda o cenário nos Estados Unidos. Spoiler: um pouco pior do que aqui.

    Enquanto no Brasil temos diversas empresas e agências focadas em trazer pessoas fora do padrão estético, mais presença feminina, pessoas LGBTs e negros; o debate norte-americano se volta em torno de três fatores: mulheres, negros e beeeeem às vezes, os latinos.

    Continua depois do anúncio

    A maioria das discussões levantadas ainda estão envolvendo a tensão racial provocada por campanhas péssimas como da Gucci, Pepsi e H&M. Ainda assim, algumas coisas interessantes foram vistas durante o painel “How Diversity Became Our Implicit Bias”, que contava com alguns dos principais executivos da Daily, uma agência que tem como objetivo principal a inclusão e a representatividade na publicidade.

    Em alguns cartões distribuídos na sala durante as discussões se lia frases de impacto como “Existem menos mulheres CEOs do que CEOs chamados David”. Ou então “Uma agência liderada por um homem branco celebrando a criatividade da mesmice”.

    Aparentemente nossa forma de interpretar o preconceito e a falta de diversidade na publicidade é um pouco distinto e, sim, aqui vai um suspiro aliviado em ver que estamos um passo a frente com a publicidade brasileira. Mas é interessante ver que, independente de qual seja o grupo a ser representado, no fim o objetivo é o mesmo. E a causa também.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Agências lideradas por homens brancos heterossexuais não vão mudar a publicidade. Nós, os consumidores, os gays, os negros, as mulheres temos uma luta a seguir. E ela não para por aqui.

    O Geek Publicitário viajou para Austin, nos Estados Unidos, para cobrir o SXSW a convite da Young & Rubicam Brasil.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    As peças possuem design universal que atendem a atletas com e sem deficiências

    Novo sabor já está disponível por tempo limitado em diversas lojas da marca espalhadas pelo Brasil

    Ator que interpreta o Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, divulgou a promoção 2 Whopper por R$ 25 e cutucou o McDonald's

    Foodtech faz parceria com o chef Diego Oka para revelar uma nova alternativa vegetal da ‘sopa de tartaruga’, que corre risco de extinção

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,885FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade