Mais
    InícioPublicidadeDiversidadeSXSW 2019: Agências lideradas por homens brancos celebrando a criatividade da mesmice

    SXSW 2019: Agências lideradas por homens brancos celebrando a criatividade da mesmice

    Questionando a diversidade na publicidade, agências escancaram padrões estabelecidos por uma indústria formada, em sua maioria, por homens brancos.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Se nós achamos que a publicidade brasileira ainda precisa de muito para chegar a um nível razoável de representatividade, em alguns outros lugares as coisas estão um pouco piores. Durante alguns dos painéis sobre diversidade que participei no SXSW 2019 deu para ter um pouco de ideia de como anda o cenário nos Estados Unidos. Spoiler: um pouco pior do que aqui.

    Enquanto no Brasil temos diversas empresas e agências focadas em trazer pessoas fora do padrão estético, mais presença feminina, pessoas LGBTs e negros; o debate norte-americano se volta em torno de três fatores: mulheres, negros e beeeeem às vezes, os latinos.

    Continua depois do anúncio

    A maioria das discussões levantadas ainda estão envolvendo a tensão racial provocada por campanhas péssimas como da Gucci, Pepsi e H&M. Ainda assim, algumas coisas interessantes foram vistas durante o painel “How Diversity Became Our Implicit Bias”, que contava com alguns dos principais executivos da Daily, uma agência que tem como objetivo principal a inclusão e a representatividade na publicidade.

    Veja também:  The Waffle King vira The Waffle Queen para celebrar Dia das Mulheres

    Em alguns cartões distribuídos na sala durante as discussões se lia frases de impacto como “Existem menos mulheres CEOs do que CEOs chamados David”. Ou então “Uma agência liderada por um homem branco celebrando a criatividade da mesmice”.

    Aparentemente nossa forma de interpretar o preconceito e a falta de diversidade na publicidade é um pouco distinto e, sim, aqui vai um suspiro aliviado em ver que estamos um passo a frente com a publicidade brasileira. Mas é interessante ver que, independente de qual seja o grupo a ser representado, no fim o objetivo é o mesmo. E a causa também.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Agências lideradas por homens brancos heterossexuais não vão mudar a publicidade. Nós, os consumidores, os gays, os negros, as mulheres temos uma luta a seguir. E ela não para por aqui.

    Veja também:  Afrolab Nivea chega a fase final potencializando influenciadores negros de periferia

    O Geek Publicitário viajou para Austin, nos Estados Unidos, para cobrir o SXSW a convite da Young & Rubicam Brasil.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    O filme, criado inteiramente no Brasil em parceria com a 3C Gaming e produzido pela Mercúria, foi dirigido por MLK Brutal

    A edição especial Monster Senna tem como objetivo celebrar a relação que foi estabelecida entre Ducati e o campeão brasileiro.

    O lançamento da edição Oreo x Star Wars está prevista para o dia 30 de maio nos Estados Unidos.

    Ingressos comprados na edição 2024, passam a valer para a edição de 2024 com direito à acompanhante

    🔥 Em alta agora:

    Oreo anuncia edição limitada de Star Wars nos EUA

    Na última quarta-feira, a Oreo dos Estados Unidos anunciou em seu perfil oficial do Instagram, o lançamento de uma edição especial e limitada de...

    🔥 Em alta agora:

    Oreo anuncia edição limitada de Star Wars nos EUA

    Na última quarta-feira, a Oreo dos Estados Unidos anunciou em seu perfil oficial do Instagram, o lançamento de uma edição especial e limitada de...
    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,824FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade