Mais
    InícioPublicidadeRedes SociaisSXSW 2019: As Fake News estão deixando o mundo real pior

    SXSW 2019: As Fake News estão deixando o mundo real pior

    Debate levantado no SXSW 2019 questiona o impacto das fake news no mundo real e quais medidas tomar para evitar que elas se proliferem. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR •

    Publicidade

    As Fake News são um dos maiores dramas da mídia no mundo todo. Como elas surgem? Como combatê-las? O fenômeno foi discutido por alguns dos maiores nomes do assunto no mundo durante o SXSW 2019, que chegaram a uma conclusão. As notícias de mentira estão tornando o mundo real um lugar muito pior.

    De fato a internet contribuiu para agrupar pessoas semelhantes ao redor do mundo em prol das mais diversas causas. As boas todos nós já conhecemos e, por este mesmo motivo, temos dedicado cada vez mais tempo das nossas vidas às redes sociais, no entanto, com a facilidade da produção de conteúdo a sociedade passou a encarar um novo vilão.

    Continua depois do anúncio

    As Fake News não assustam só o jornalismo, elas também acabam interferindo na forma como lidamos com as informações e até mesmo com as pessoas. Elas são capazes de incentivar o ódio, eleger presidentes e movimentar milhares de pessoas e de dólares em cima de mentiras. Mas afinal, existe alguma forma de lidar com elas?

    “Fake News é um vírus. Ela entra na cabeça das pessoas e se instala. E fica difícil de tirar. E ele se espalha rápido. Quando você convenceu uma pessoa de que era mentira, outras 15 estão infectadas.” disse Shaarik Zafar, gerente de políticas públicas no Facebook.

    A análise mais interessante foi feita por Rim-Sarah Alouane, uma pesquisadora internacional de direitos humanos e aluna Ph.D. em Direito Comparado na Universidade Toulouse-Capitole na França. De acordo com ela, o combate às Fake News pode ser auxiliado pela tecnologia, mas estamos superestimando a Inteligência Artificial. A solução não tem exatamente nada a ver com isso.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    As Fake News são um fenômeno da sociedade e deverão ser tratadas por meio de educação. Ainda de acordo com Alouane, em uma visão comparativa e otimista, com eduacação, as próximas gerações saberão lidar com as notícias falsas da mesma forma com que nós aprendemos a não repassar aquelas correntes de e-mail ou Whatsapp.

    Ainda assim é necessário um trabalho em diversos âmbitos para que isso aconteça. A ideia é de que as notícias tenham algum tipo de selo de identificação basicamente como acontece hoje. Se você for no supermercado e pegar um produto verá o que tem nele em um rótulo. Os painelistas do debate. “Can We Fight Fake News Without Killing the Truth?” acreditam em algo bem semelhante a isso.

    Continua depois do anúncio

    O Geek Publicitário viajou para Austin, nos Estados Unidos, para cobrir o SXSW a convite da Young & Rubicam Brasil.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    As peças possuem design universal que atendem a atletas com e sem deficiências

    Novo sabor já está disponível por tempo limitado em diversas lojas da marca espalhadas pelo Brasil

    Ator que interpreta o Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, divulgou a promoção 2 Whopper por R$ 25 e cutucou o McDonald's

    Foodtech faz parceria com o chef Diego Oka para revelar uma nova alternativa vegetal da ‘sopa de tartaruga’, que corre risco de extinção

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,884FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade